Assinado contrato para as obras de revitalização do Viaduto Otávio Rocha

08/07/2022 10:41
Maria Ana Krack / PMPA
Desenvolvimento Econômico
Projeto representa investimento de R$ 13,7 milhões e tem prazo de conclusão de 18 meses

Um dos cartões postais do Rio Grande do Sul está prestes a ganhar cara nova. O contrato para a revitalização do Viaduto Otávio Rocha foi assinado nesta sexta-feira, 8. O anúncio foi feito pelo prefeito Sebastião Melo durante a reunião do secretariado, que ocorre nesta manhã no Salão Nobre do Paço Municipal. Com a oficialização, a Prefeitura de Porto Alegre projeta dar a ordem de início das obras em, no máximo, 30 dias.

“Hoje é um dia muito especial para o Centro Histórico. O viaduto precisava, há muito tempo, de uma grande reforma. Este foi um trabalho que envolveu diversas áreas da prefeitura e que se une a esforços como a restauração da Fonte Talavera, o novo Muro da Mauá, as obras do Quadrilátero Central e a reforma do Mercado Publico. E muitos outros ainda serão feitos” – prefeito Sebastião Melo.

Com o valor orçado em R$ 13,7 milhões, as obras serão realizadas pela empresa Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia, vencedora da licitação. A intenção da administração municipal é garantir que a estrutura seja entregue pronta para operar em capacidade plena e que permita a exploração de todo o seu potencial como ponto turístico e espaço de convivência.

“A revitalização do Viaduto Otávio Rocha encerra um primeiro ciclo de intervenções previstas no programa Centro+. Em breve, com o acréscimo de novas ações, temos convicção de que o Centro Histórico da Capital passará a ser referência em recuperação de espaços urbanos”, avalia o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos e coordenador do Centro+, Urbano Schmitt.

Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Revestimento característico da estrutura será substituído por um novo com as mesmas características

Intervenções – Com prazo de execução de 18 meses a contar a partir da assinatura da ordem de início, o projeto prevê intervenções estruturais e estéticas. Além da recuperação dos elementos construtivos e decorativos, também estão previstas soluções para as instalações elétricas, telefônicas, sistemas de segurança e iluminação pública.

''A arquitetura é a mais permanente das artes. O Viaduto Otávio Rocha é uma das mais belas obras de arquitetura que eu já vi. Porto Alegre merece essa entrega da revitalização dessa linda obra de arte'', salienta o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores.

Serão efetuadas, ainda, adequações na rede hidrossanitária, no sistema de drenagem e um processo de impermeabilização. O cirex, revestimento característico do viaduto, será totalmente substituído. O atual está muito deteriorado e não possui viabilidade de recuperação. Sendo assim, será removido e dará lugar a um novo revestimento com as mesmas características e propriedades originais.

A partir da revitalização, a estrutura contará com um novo Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI) e passará a atender aos critérios de acessibilidade. O projeto prevê também investimentos em sinalização viária, turística e comercial. Outra intervenção importante confirmada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura – responsável pela fiscalização da obra – será a que promoverá a reativação das escadarias internas do viaduto, hoje inacessíveis ao público.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Claiton Silva

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes