Cine Imperial: reforma do prédio histórico será retomada em julho

01/06/2023 14:38
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Caixa Econômica Federal investirá R$ 18,5 milhões na obra do edifício que pertence à prefeitura

Parada desde 2017, a reforma do Cine Imperial será retomada na primeira quinzena de julho. Nesta quinta-feira, 1º, o prefeito Sebastião Melo visitou o espaço acompanhado de secretários municipais e de representantes da Caixa Econômica Federal, responsável pela revitalização do prédio histórico, localizado em frente à Praça da Alfândega.

Desde o início da atual gestão, Melo e o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, trabalham junto à Caixa para que o projeto seja finalizado. Serão investidos R$ 18,5 milhões na restauração do edifício, que possui 11 andares. A vigência do contrato, assinado em 26 de maio, é de 24 meses.

Uma vez restaurado, o Cine Imperial abrigará uma operação do projeto Caixa Cultural nos três primeiros pavimentos. Tendo em vista que a Prefeitura de Porto Alegre é a proprietária do imóvel, os outros oito andares passarão a ser usado pelo Executivo Municipal. A definição sobre quais estruturas serão instaladas deverá ser anunciada até a finalização das obras.

"A retomada do antigo Cine Imperial é mais uma revitalização no coração da nossa cidade que é o nosso querido Centro Histórico. Foi muito desfrutado pelos porto-alegrenses no passado e, depois de reuniões com a Caixa, em Brasília, estamos perto de ter de volta. Este espaço cultural é mais uma grande conquista para Porto Alegre" – Prefeito Sebastião Melo.
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Cine Imperial foi tombado pelo patrimônio histórico municipal em 2004

Inaugurado em 1931, o edifício de 11 andares abrigou por décadas alguns dos principais cinemas de Porto Alegre. O imóvel foi tombado pelo patrimônio histórico municipal em 2004 e teve a sua restauração iniciada em 2007, sendo interrompida em 2011. Outro esforço foi realizado quatro anos depois, mas, em 2017, ocorreu uma nova paralisação. Entre os principais motivos está a descoberta de uma rocha de grandes proporções durante as escavações para a construção do subsolo e do pavimento térreo.

Para Schirmer, o Cine Imperial dará nova dinâmica a uma região estratégica para o processo de revitalização do Centro Histórico. “Será um novo momento para a Rua dos Andradas e para a Praça da Alfândega. Um equipamento cultural que contribuirá para a maior ocupação da praça e do seu entorno, principalmente à noite, período em que a circulação de pessoas diminui drasticamente. Uma obra simbólica dessa retomada que estamos realizando”, avalia.

O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, disse que a expectativa pela retomada da obra de reforma do prédio é muito promissora. "Além da recuperação de um belíssimo patrimônio histórico, ganharemos mais um espaço cultural para nossa cidade no quadrilátero da Praça da Alfândega", afirma.

 

Claiton Silva

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes