Clubes profissionais da Capital estão liberados para treinos coletivos a partir desta segunda

13/07/2020 08:21
Luciano Lanes/Arquivo PMPA
COMUNICAÇÃO
A partir de agora, os times podem se preparar para a retomada de campeonatos

Os clubes profissionais da Capital, que já estavam liberados para o treinamento físico dos seus atletas, poderão voltar a realizar coletivos nesta segunda-feira, 13, desde que sigam alguns protocolos específicos. A antecipação de terça-feira, 14, para segunda foi divulgada em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), desse sábado, 11.

A autorização foi dada pelo Decreto Municipal 20.653, editado pela prefeitura e publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa página 2) de sexta-feira, 10. Com isso, os clubes poderão se preparar para a retomada do Campeonato Gaúcho, no próximo dia 22, e do Campeonato Brasileiro, a partir da primeira quinzena de agosto.

“A intenção da prefeitura não era liberar neste momento. No entanto, uma agenda se impôs, que foi a retomada do Gauchão, daqui a duas semanas, e os clubes precisarem treinar coletivamente para estarem preparados. E na sequência, teremos o início do Brasileirão”, diz o prefeito Nelson Marchezan Júnior. Marchezan destaca que o calendário das competições é fechado, não podendo ser alterado.
 
O chefe do Executivo afirma que as diretorias dos clubes estão conscientes da situação e têm capacidade financeira e técnica para oferecer cuidados elevados e obedecer aos rígidos protocolos para redução dos riscos de contágio pelo coronavírus. “Sobre os jogos, vamos conversar na semana que vem, avaliando a demanda de leitos hospitalares em razão da Covid-19 e se é possível avançar”, acrescenta o prefeito.

Protocolos específicos que deverão ser seguidos 

- A entrada nas dependências do clube só será permitida com aferição de temperatura por método digital, por infravermelho, e com o monitoramento de sintomas, devendo ser procedida a avaliação dos atletas.

- Limitação do número de atletas ao estritamente necessário para o funcionamento da atividade.

- Limitação do uso de áreas comuns, como refeitório, vestiários, consultórios médicos, lavatórios e chuveiros, entre outros, com a utilização programada, a fim de evitar aglomeração.

- Vedação de compartilhamento de equipamentos, tais como uniformes, coletes e garrafa de água.

- Proibição da presença de público em todos os treinos de futebol profissional - arquibancadas, espaços que rodeiam os gramados, áreas privativas de circulação, camarotes.

- Proibição da entrada ou circulação de torcedores no clube (organizados ou não) durante todo o dia de evento esportivo.

- Proibição da permanência e da circulação de torcedores nas áreas externas ou contíguas aos estádios de futebol, centros de treinamentos e locais de hospedagem.

- Proibição de aglomeração de torcedores ou torcidas organizadas, inclusive nas sedes das torcidas localizadas nos estádios, que devem permanecer fechadas.

- Proibição de acesso de integrantes de imprensa ao gramado.


Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

  

 

Paulo Fontoura

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes