Conhecido o 1º colocado na licitação para relógios de rua

23/08/2019 13:15
Alex Rocha/PMPA
FAZENDA
Proposta com maior valor de outorga é da Brasil Outdoor, liderada pela norte-americana Clear Channel

A empresa Brasil Outdoor - que tem como líder a norte-americana Clear Channel, maior companhia de mídia externa do mundo - foi o primeiro colocado entre os quatro concorrentes para instalação dos 168 relógios eletrônicos digitais de rua em Porto Alegre. Apresentou proposta de R$ 81.709,251,99, o maior valor de outorga, correspondente a 11 vezes o montante do lance mínimo, de R$ 7 milhões, e duas vezes o da segunda proposta. A  Clear Channel administra o mobiliário urbano de algumas das mais importantes cidades no mundo, como Londres, Paris, Roma, Milão, Madri, Washington e, no Brasil, Rio de Janeiro e Curitiba. 

Duas empresas e dois consórcios de publicidade, propaganda e tecnologia disputavam a licitação: Brasil Outdoor Ltda., JCdecaux do Brasil Ltda. e Consórcio All Space Poa e Consórcio Inova Poa. O segundo classificado foi o Consórcio Inova Poa (R$ 30.017.008,00); o terceiro, JcDecaux (R$ 25.000.818,00) e o quarto, All Space (R$ 15.002.000,00). A abertura dos envelopes contendo as propostas comerciais foi feita na manhã desta sexta-feira, 23, pela Comissão de Licitação da Prefeitura, na sala da Superintendência de Licitações e Contratos. O lançamento do edital ocorreu em maio. 

O resultado será publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) na próxima segunda-feira, 26. Após esta etapa, haverá um prazo de cinco dias para apresentação de recurso. Depois disso, a Central de Licitações (Celic) marcará a data para abertura da habilitação do primeiro classificado. A seguir, o vencedor terá até 45 dias para expor o protótipo dos relógios de rua, e a prefeitura terá mais dez dias para aprovação. O contrato deverá ser assinado em setembro, e a instalação dos relógios deve se iniciar até o fim do ano. 

Credibilidade - O prefeito Nelson Marchezan Júnior considera muito positivo o resultado. “Recuperamos a  credibilidade. O mercado, os investidores, assim como o sistema financeiro, voltam a nos olhar com segurança”, afirma. Para o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro, o desfecho da licitação mostra o interesse de uma empresa do exterior no projeto de uma cidade limpa. “Os valores apresentados demonstram a solidez do nosso edital de licitação, cuidadosamente elaborado pela gestão atual, incluindo duas consultas públicas, o que atraiu as empresas”, diz o secretário.  

A previsão de pagamento é de 20% no ato de assinatura do contrato (R$ 16 milhões) e os 80% restantes, em 216 parcelas. A empresa vencedora terá 24 meses para concluir a instalação dos relógios de rua e ficará responsável pela conservação dos equipamentos. Além de informarem hora e temperatura, os relógios serão equipados com câmeras de segurança, medidores de radiação solar e painel de mensagens ao cidadão. Também contarão com wi-fi gratuito. Serão distribuídos em diversos pontos da cidade onde já há licenciamento ambiental.

  

 

Ivani Schütz

Rui Felten