Descida da Borges dá a largada ao Carnaval 2026 em Porto Alegre

16/01/2026 20:47
Giulian Serafim / PMPA
Cultura
Prefeito Sebastião Melo entregou as chaves da cidade para a Corte do Carnaval 2026

A Descida da Borges marcou a abertura oficial do Carnaval de Porto Alegre 2026, na noite desta sexta-feira, 16. Sob chuva, o Rei Momo Jeferson Amorim declarou aberta a temporada de festejos carnavalescos na Capital. O anúncio foi realizado durante o tradicional evento de Descida da Borges, em frente ao Museu de Arte do Paço, no Centro Histórico. 

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, que fez a entrega simbólica da chave da cidade à Corte Oficial do Carnaval, composta pelo Rei Momo e a rainha Kerolyn Jordana, da Praiana; a 1ª princesa, Zamilla de Jesus, da Copacabana; e a 2ª princesa, Carolina Ferreira, dos Fidalgos. A primeira-dama do município, Valéria Leopoldino, também compareceu.

“Celebramos a noite de hoje com alegria e orgulho da nossa cultura. Desde a retomada do Carnaval de Porto Alegre, temos trabalhado juntos para qualificar as manifestações culturais da cidade. A Descida da Borges tem um papel social fundamental: é um momento de união, valorização da nossa história e respeito†- Prefeito Sebastião Melo.

O evento reuniu integrantes de escolas de samba, autoridades, presidentes das Ligas União das Escolas de Samba de Porto Alegre e Região Metropolitana (Uespa) e União das Entidades Carnavalescas (UECGAPA), carnavalescos e o público em geral. Outro destaque foi a Corte da Diversidade, composta pela rainha Isis Bragança, da Estado Maior da Restinga; 1ª princesa, Vitoria Santos, da Bambas da Orgia, e 2ª princesa, Jordana Moontero, da Unidos da Vila Mata. 

Os amigos Gabriela Ventura e Luís Leffa vieram pela primeira assistir à descida e estavam empolgados, apesar da chuva. "Eu sou atriz e, meu amigo, músico, e gostamos de carnaval. Por isso, mesmo com o mau tempo, é o melhor programa", disse Gabriela.

Após a entrega da chave, foi realizada uma bênção ecumênica do estandarte das escolas de samba pelo Babalorixá Pai Chiquinho de Oxalá e o Padre Sérgio Belmonte, da Igreja São Jorge.

Giulian Serafim / PMPA
Cultura
Avenida virou passarela para a apresentação dos sambistas

A secretária municipal de Cultura, Liliana Cardoso Duarte, destacou os 70 anos de desfiles competitivos e a importância do carnaval no cenário cultural da cidade. "O poder público valoriza o carnaval, e o fomento às escolas foi alcançado seis meses antes do carnaval", afirmou.

O vice-presidente da Uespa, Juarez Gutierrez, agradeceu à prefeitura pelo apoio às escolas e lembrou que a Descida da Borges é um termômetro do desfile no Porto Seco. 

A presidente da UECGAPA, Kelly Ramos, reforçou o valor do carnaval para a cidade e fez um pedido para que as próximas Descidas da Borges ocorram semanalmente e já a partir de janeiro.

Descida - Após a cerimônia, iniciou-se a Descida da Borges, desde a Esquina Democrática até o Museu de Arte do Paço. A avenida virou passarela para a apresentação dos sambistas. O desfile reuniu a Tribo Os Comanches e as campeãs do Carnaval de 2025 nos grupos Bronze, Ouro e Prata: Cohab Santa Rita, União da Tinga e Imperadores do Samba.

A Descida da Borges é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com a União das Escolas de Samba de Porto Alegre e Região Metropolitana (Uespa) e a União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (UECGAPA). Os desfiles oficiais das escolas estão marcados para os dias 27 e 28 de fevereiro, no Complexo Cultural do Porto Seco.

Leia mais:
Prefeitura anuncia desfiles de blocos oficiais do Carnaval de Rua Descentralizado
Descida da Borges abre o Carnaval 2026 nesta sexta-feira
Carnaval 2026: Prefeitura realiza primeira vistoria no Complexo Cultural do Porto Seco
Começam as vendas de camarotes e frisas para o Carnaval 2026

Ivani Schütz

Bianca Dilly