Estragos do temporal prejudicam serviços municipais

18/01/2024 08:05

Diversos serviços da Prefeitura de Porto Alegre tiveram de suspender ou restringir o atendimento nesta quarta-feira, 17, em razão da falta de energia elétrica ou de estragos causados pelo temporal da noite de terça-feira, 16.

Em caso de ocorrências emergenciais nas residências, como destelhamentos e queda de árvores ou acolhimento provisório, é importante que a comunidade informe as demandas pelo aplicativo de celular 156, WhatsApp 156, 156web ou telefone 156.

Confira a lista de servi√ßos e atendimentos interrompidos ou com restri√ß√Ķes:

Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS) - Mais de 100 servi√ßos de sa√ļde¬†est√£o com algum tipo de restri√ß√£o de atendimento (sem energia, telefone ou internet, por exemplo). Confira aqui as unidades fechadas.¬†Com a previs√£o de novo temporal, excepcionalmente nesta quarta-feira, as 16 unidades de sa√ļde que atendem at√© as 22h, bem como a farm√°cia distrital da Restinga, encerrar√£o o expediente √†s 19h (confira a lista aqui). A Farm√°cia de Medicamentos Especiais - Centro Log√≠stico de Medicamentos Especiais (Celme) est√° funcionando normalmente.¬†
Atendimentos com restri√ß√Ķes: Hospital S√£o Lucas da PUC¬†(destelhamento no setor de emerg√™ncia) e Santa Casa de Miseric√≥rdia (destelhamento no setor de emerg√™ncia).¬†
Atendimento com restri√ß√Ķes em raz√£o de falta de energia el√©trica: Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul, Hospital Vila Nova, Instituto de Cardiologia, Hospital de Pronto-Socorro, Hospital Santa Ana, Hospital F√™mina, Centro de Refer√™ncia do Transtorno Autista e Hospital Moinhos de Vento.
Os atendimentos presenciais na Vigil√Ęncia em Sa√ļde est√£o mantidos para entrega de receitu√°rios e libera√ß√£o de declara√ß√Ķes de √≥bito e nascidos vivos, mas telefones do √≥rg√£o est√£o inoperantes, sem previs√£o de retorno.¬†
Unidade m√≥vel:¬†as atividades da unidade m√≥vel de sa√ļde foram suspensas nesta quarta-feira, 17, no bairro Humait√°, e na quinta-feira, 18, no bairro Anchieta.¬†

Secretaria Municipal de Educa√ß√£o (Smed) -¬†Pelo menos 44 institui√ß√Ķes da rede municipal tiveram preju√≠zos decorrentes do temporal, mas est√° funcionando normalmente o atendimento presencial na Central de Vagas, na rua Jo√£o Manoel, n¬ļ 90 - Centro. Quem tiver agendamento para esta quarta-feira, pode reagendar um hor√°rio pelo telefone 3289-1988.¬†

Funda√ß√£o de Assist√™ncia Social e Cidadania (Fasc) -¬†Centros de Refer√™ncia de Assist√™ncia Social (Cras) fechados: Centro Sul, Cristal, Eixo Baltazar, Farrapos, Gl√≥ria, Ilhas, Leste I, Leste II, Norte, Partenon, Santa Rosa e Timba√ļva.¬†
Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) fechados: Leste, Eixo Baltazar, Norte e Centro Sul.
Outras unidades da Fasc fechadas: Centros POP (Santana, Floresta e Navegantes) e Centro Dia Idoso Zona Sul.
Postos de Atendimento Cadastro Único fechados: Centro Vida e subprefeituras Cristal e Belém Novo.

Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) - Os atendimentos presenciais na Smamus seguem normalmente, mas há falta de comunicação por telefone. Para licenciamento urbanístico ou ambiental, o cidadão pode entrar em contato via e-mail: escritoriolicenciamento@portoalegre.rs.gov.br ou dlma.smamus@portoalegre.rs.gov.br.

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) - A central de atendimento da pasta, que funciona na rua Lima e Silva, 972, na Cidade Baixa, está fechada nesta quarta-feira em razão da falta de energia e também está sem telefone.

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa -¬†O Museu Joaquim Felizardo est√° fechado √† visita√ß√£o. O Centro Municipal de Cultura - onde funcionam a Sala √Ālvaro Moreyra, Teatro Renascen√ßa, Atelier Livre e a Biblioteca P√ļblica Municipal - tamb√©m n√£o ir√° abrir por causa de alagamentos. O Museu de Artes de Porto Alegre, no pr√©dio hist√≥rico do Pa√ßo Municipal, est√° fechado.

Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) - As piscinas p√ļblicas¬†est√£o fechadas nesta quarta-feira.

Empresa P√ļblica de Transporte e Circulac√£o (EPTC) -¬†¬†O atendimento presencial na sede da EPTC foi suspenso nesta quarta-feira. Os prazos para entrega presencial de defesa e recurso de infra√ß√Ķes ou apresenta√ß√£o de condutor, que venceriam neste dia ou na quinta-feira, 18, ser√£o prorrogados at√© sexta-feira.

Secretaria Municipal da Fazenda - Não haverá atendimento presencial na manhã desta quinta-feira, 18, na Loja de Atendimento da Fazenda. Os contribuintes podem acessar os serviços digitais até a reabertura da loja, que está prevista para as 13h30, se o serviço de água for restabelecido.

Retorno da energia é essencial para retomada do abastecimento de água
Melo afirma que prioridade é restabelecer energia e água
Forte temporal atinge Porto Alegre
Porto Alegre entra em alerta devido à possibilidade de forte chuva na Capital