Eventos sociais ficam proibidos a partir desta segunda-feira

30/11/2020 08:32
Alex Rocha/PMPA
COMUNICAÇÃO
Medida foi tomada pela prefeitura¬†para¬†evitar necessidade de mais restri√ß√Ķes √† atividade econ√īmica

A partir desta¬†segunda-feira, 30, eventos sociais, como festas de casamentos e anivers√°rios, estar√£o proibidos em Porto Alegre. Em locais privados, fica obrigat√≥rio o distanciamento de dois metros entre as pessoas, assim como j√° estava determinado para parques, pra√ßas e espa√ßos abertos ao p√ļblico. As determina√ß√Ķes constam no decreto 20.815, publicado em edi√ß√£o extra do Di√°rio Oficial de Porto Alegre (Dopa)¬†na¬†sexta-feira, 27.

A medida foi tomada pela prefeitura¬†para¬†evitar que sejam necess√°rias mais restri√ß√Ķes √† atividade econ√īmica. A administra√ß√£o municipal conta com apoio das entidades empresariais e comerciais na conscientiza√ß√£o dos porto-alegrenses sobre a import√Ęncia de manter os h√°bitos de higiene e n√£o fazer aglomera√ß√Ķes.¬†

O Comit√™ Tempor√°rio de Enfrentamento ao Coronav√≠rus alerta que o cont√°gio segue circulando e n√£o √© o momento de relaxar com as precau√ß√Ķes de distanciamento social. O apelo √© para que as pessoas n√£o realizem encontros e confraterniza√ß√Ķes, tanto em locais p√ļblicos quanto privados. Na avalia√ß√£o do Comit√™, esses eventos, por¬†n√£o seguirem protocolos sanit√°rios com frequ√™ncia, t√™m gerado repercuss√£o na transmiss√£o do v√≠rus.

A Prefeitura de Porto Alegre monitora diariamente todos os dados relacionados √† pandemia, incluindo a ocupa√ß√£o de leitos de UTI e novos casos da doen√ßa. Nos √ļltimos dias, a ocorr√™ncia¬†de s√≠ndrome gripal demonstra que dever√° haver uma maior procura por hospitais. At√© agora, a Capital obteve sucesso no controle da pandemia, e nenhum paciente de Covid-19 morreu por falta de atendimento adequado.¬†

A prefeitura¬†busca apoio do Minist√©rio P√ļblico e da Brigada Militar¬†para que, em conjunto com a Guarda Municipal, reforcem as opera√ß√Ķes de fiscaliza√ß√£o para o cumprimento das normas de distanciamento social. A popula√ß√£o pode ajudar denunciando casos de aglomera√ß√Ķes pelos telefones 153 (Guarda Municipal), 190 (Brigada Militar) e 156 (Prefeitura).

O novo decreto também altera:

Condom√≠nios -¬†√Āreas de uso comum em espa√ßos fechados (sal√Ķes de festas, academias, brinquedotecas etc) podem ser utilizadas simultaneamente apenas por pessoas que moram na mesma resid√™ncia. Nos espa√ßos abertos, o uso √© restrito a moradores do condom√≠nio.

Ar-condicionado e ventilação - Estabelecimentos com atividades liberadas, como restaurantes, bares, comércio e de serviços em geral, bancos, academias e clubes sociais, entre outros, precisam manter em dia a limpeza de equipamentos de climatização, além da circulação de ar cruzada ou sistema de renovação de ar. A mesma orientação vale para as escolas.

Para mais informa√ß√Ķes sobre o coronav√≠rus,¬†clique aqui.
Veja aqui as √ļltimas not√≠cias sobre a pandemia.¬†¬†

Lissandra Mendonça

Taís Dimer Dihl