Integraliza POA amplia a educação em tempo integral no Ensino Fundamental

18/12/2025 15:45
Alex Rocha/PMPA
EDUCAÇÃO
Prefeito lembrou que é preciso gerar oportunidades para os estudantes

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), lançou nesta quinta-feira, 18, o Integraliza POA, programa voltado à ampliação da oferta de educação em tempo integral no Ensino Fundamental do município. A iniciativa tem como objetivo qualificar as aprendizagens, reduzir desigualdades educacionais e garantir mais tempo, cuidado e oportunidades aos estudantes.

Durante o evento, foi assinado o Decreto Municipal nº 23.586/2025, que institui oficialmente o programa e consolida a política de ampliação da jornada escolar no Município. O Integraliza POA prevê jornadas ampliadas com foco no fortalecimento das aprendizagens essenciais, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática, além de acompanhamento pedagógico individualizado, com intervenções orientadas por evidências.

“Demos mais um passo importante no compromisso assumido nas urnas de melhorar a educação pública. Não basta apenas oferecermos ensino em tempo integral, precisamos gerar oportunidades reais para os nossos talentos. Com mais aprendizagem, apoio e presença nas escolas, vamos abrir novos caminhos de futuro para as crianças e jovens” – Prefeito Sebastião Melo.

Com a implantação do programa, a rede municipal passará de oito para 11 escolas integrais de Ensino Fundamental em 2026. O número de escolas com turmas integrais também terá um crescimento expressivo, passando de uma para nove unidades.

Como resultado, o total de estudantes do Ensino Fundamental atendidos em tempo integral saltará de 1.836 para 3.475, o que representa um aumento de aproximadamente 90%. Já o número de turmas integrais passará de 87 para 145, uma ampliação de 66,67%.

“Educação em tempo integral não é apenas manter o estudante mais horas na escola. É garantir mais aprendizagem, mais acompanhamento, mais proteção e mais oportunidades para cada criança e adolescente. O Integraliza POA é uma política estruturante, baseada em evidências, que enfrenta desigualdades e coloca o direito de aprender no centro das decisões”, afirmou o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal.

O decreto estabelece ainda que as novas unidades escolares próprias da rede municipal deverão, preferencialmente, ser implantadas com oferta de matrículas em tempo integral. A diretriz busca assegurar que a educação integral seja incorporada desde a concepção dos novos projetos escolares, garantindo a expansão contínua e sustentável dessa política pública.

  

 

Sarah Hoffmeister

Lissandra Mendonça