Marchezan participa do 7º Festival do Japão no RS

19/08/2018 18:40
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Prefeito destacou o carinho dos gaúchos com os nipônicos e seus descendentes
Cerca de 100 mil pessoas são esperadas no 7º Festival do Japão no Rio Grande do Sul – um dos maiores eventos ligados á cultura japonesa do mundo – que este ano terá uma pauta especial em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. A cerimônia de abertura do evento, que acontece na Academia de Polícia Militar (av. Aparício Borges, 2001) até este domingo, ocorreu no início da tarde deste sábado, 18, com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior e do embaixador do Japão no país, Akira Yamada. Em diversos espaços, serão mostrados traços da culinária japonesa e diversas atividades oferecidas à comunidade, como a prática de artes marciais, danças, karaokê, cerimônia do chá, animes, artesanatos e exposições típicas, além de atividades para crianças. O ingresso é um quilo de alimento não perecível e a meta é obter 7 mil toneladas, que serão repassados para o Banco de Alimentos. (fotos)
 
“Temos 1,5 milhão de japoneses no Brasil, e cinco mil no Rio Grande do Sul. Esta festa marca o congraçamento e o carinho dos gaúchos com os japoneses e seus descendentes. Agora quero lançar um desafio para 2019. Fazer uma semana prestigiando os empreendedores japoneses na cidade de Porto Alegre com roteiros gastronômico e cultural, buscando alternativas e trocas de experiências nos campos da inovação, tecnologia e de negócios”, lançou o prefeito Marchezan.
 
O embaixador do Japão no país, Akira Yamada, disse estar impressionado e agradecido aos gaúchos pelo carinho que está recebendo, em sua primeira visita ao Estado. Ele chegou ao país em agosto do ano passado e este é o primeiro Festival que participa. “Espero que se divirtam muito e sigamos unidos”, salientou. O presidente da Associação da Cultura Japonesa de Porto Alegre e presidente da Comissão Organizadora do 7º Festival do Japão no RS, Milton Hiwatashi homenageou a todos que derramaram sangue e suor para criar a comunidade nipo-brasileira.
 
Também ocorreram shows como o cantor nativista Elton Saldanha e os japoneses Mariko Nakahira e Zenkyu Ogawa e os rituais de Moti (sovar arroz dentro de recipiente de madeira) e do sake (abertura de barril). Também houve apresentação do Coral da Associação da Cultura Japonesa apresentando a Valsa do Adeus, fazendo referência à partida dos 781 imigrantes japoneses que deixaram o Japão, rumo ao Brasil.

 

Andrea Brasil