Marchezan prestigia posse de sindicatos da construção pesada
O prefeito Nelson Marchezan Júnior prestigiou, à noite dessa segunda-feira, 7, a posse dos novos dirigentes dos sindicatos responsáveis por representar empresas dos segmentos da construção pesada e de obras públicas no biênio 2019/2021. O engenheiro Ricardo Portella Nunes reassume pela sexta vez a presidência do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem do RS (Sicepot-RS). Já o engenheiro Athos Roberto Cordeiro tomou posse como presidente da Associação de Empreiteiros de Obras Públicas (Areop).
Portella destacou o papel histórico do Sicepot de trabalhar em prol dos avanços de infraestrutura e do desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil. Para Marchezan, após dois anos de reformas na máquina pública, pela primeira vez em duas décadas Porto Alegre pagará em dia seus fornecedores a partir de 2021. “Estamos trabalhando para arrumar a casa, vencer as burocracias e avançar em questões de infraestrutura que passam por dificuldades históricas”, afirma.
Fundado em 28 de dezembro de 1979, o Sicepot tem 53 empresas associadas. Representa a categoria da construção pesada (indústria da construção de estradas, pavimentação, obras de terraplenagem em geral) e trabalha pelo desenvolvimento da infraestrutura no âmbito público privado. Também compõe a mesa do Pacto Alegre, aliança do poder público e da sociedade civil organizada que pretende transformar a Capital em referência em inovação e qualidade de vida.
Com 62 empresas associadas, o Areop foi fundado em 17 de novembro de 1967. Sua principal missão é colaborar com o estado como órgão técnico e consultivo no estudo e solução dos problemas relacionados à construção de obras públicas.
Participaram também do evento o vice-prefeito, Gustavo Paim; o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen; os secretários estaduais Artur Lemos Júnior (Meio Ambiente e Infraestrutura) e Juvir Costella (Logística e Transportes); e os novos vice-presidentes Cylon Fernandes Rosa Neto (Sicepot) e Vilson Flores Busnello (Areop).
Rui Felten