Marchezan prestigia recondução de Dallazen como chefe do MP

07/06/2019 19:55
Cesar Lopes/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito participou da posse do procurador-geral de Justiça do Estado

O prefeito Nelson Marchezan Júnior prestigiou, nesta sexta-feira, 7, a posse de Fabiano Dallazen como procurador-geral de Justiça do Estado para o biênio 2019-2021. O promotor foi reconduzido ao cargo que ocupou nos últimos dois anos após ser escolhido pelo governador Eduardo Leite em lista tríplice. Na eleição interna do do Ministério Público (MP-RS), Dallazen recebeu 410 votos contra 342 de Márcio Schlee Gomes e 54 de Luiz Henrique Barbosa Lima Faria Corrêa.

Marchezan Júnior destacou a importância do alinhamento do poder público para reforçar a parceria nas políticas sociais e de modernização de Porto Alegre. O MP-RS é antigo parceiro da prefeitura em ações de benefício social e compõe a Mesa do Pacto Alegre, agenda estratégica que pretende transformar a capital em referência em inovação e qualidade de vida.

Na ocasião, Dallazen reafirmou o compromisso de combater a corrupção, a improbidade administrativa e defender o aperfeiçoamento da democracia. “Não podemos abdicar da política e nem enfraquecer as instituições. Cumprir as regras democráticas e impedir o avanço do radicalismo são as garantias para mantermos a estabilidade econômica e social”, ressalta.

Para o governador Eduardo Leite, a atuação do MP-RS é fundamental no combate à intolerância e ao radicalismo. “Identifico no Dallazen a disposição para liderar o órgão de justiça no papel de ser fiador da democracia”, enfatiza.

Perfil - Natural de Carazinho (RS), Fabiano Dallazen se formou em ciências jurídicas e sociais pela Universidade de Passo Fundo (UPF). É especialista em direito penal e processual penal e mestre em direitos fundamentais pela Ulbra, além de professor na Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). Ingressou no MP em abril de 1998, tendo atuado nas comarcas de Getúlio Vargas, Soledade e Passo Fundo.

Em Porto Alegre, atuou nas promotorias de Justiça de Família e Sucessões, do Tribunal do Júri, Criminal e Especializada Criminal de Combate aos Crimes Tributários. Foi coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e vice-presidente da Associação do Ministério Público no período 2005/2006. Também foi subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais entre 2015 e 2017.

Estiveram presentes o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior; o presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara; o presidente do Tribunal de Justiça, Carlos Eduardo Zietlow Duro; a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Mônica Leal; e o vice-prefeito Gustavo Paim.

 

Gonçalo Valduga

Gilmar Martins