Marchezan reitera a empresários necessidade de isolamento total

30/03/2020 17:40
Anselmo Cunha / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito participou de videoconferência com representantes de 17 entidades

O prefeito Nelson Marchezan Júnior realizou uma conferência por vídeo na manhã desta segunda-feira, 30, com representantes de 17 entidades representativas da indústria, comércio e de empresas de serviços de Porto Alegre. O objetivo da conferência foi estabelecer um canal de diálogo com esses setores, bem como alinhar expectativas e discutir medidas que possam atenuar os impactos econômicos das restrições impostas pelo combate à propagação da Covid-19 (novo coronavírus) na cidade.

Durante a conferência, o prefeito ouviu as ponderações das entidades, que expressaram preocupação com o atual momento e trouxeram propostas para fortalecer o diálogo com o poder público municipal. Para Marchezan, esse comitê poderia trabalhar de forma integrada com os dois grupos especiais de trabalho que estão sendo formados pela prefeitura.

O prefeito Marchezan, porém, argumentou que ainda é cedo para qualquer iniciativa que leve à reabertura de empresas e estabelecimentos comerciais. E reafirmou que vai manter a política de isolamento total. “Toda a ciência indica que o primeiro isolamento tem de ser também o mais longo e restritivo. Todos os estudos da saúde e da economia dizem isso. Evidente que se surgirem novas evidências científicas poderemos mudar essa orientaçãoâ€, aponta.

Ele também destacou que não há um prazo definido para que as atividades econômicas possam ser normalizadas. “Talvez, em breve, tenhamos outro cenário. Mas hoje, o que a gente consegue perceber nas posições de cientistas, estatísticos e profissionais da saúde que essa é uma crise mundial e não passaremos ilesos.â€

Grupos de trabalho - Ainda durante a conferência, Marchezan anunciou a criação de uma secretaria extraordinária para coordenar as ações de combate ao coronavírus, além de dois grupos especiais de trabalho: um para atacar os impactos sociais e outro para dirimir os impactos econômicos das restrições impostas pela prefeitura. O prefeito aventou a hipótese de integrar esses grupos com o trabalho do Comitê de Retomada proposto pelas entidades empresariais, de forma que seja possível reforçar o diálogo permanente com segmentos que elas representam.

Participaram da videoconferência representantes da seguintes entidades: Associação Comercial de Porto Alegre; Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes; Associação dos Dirigentes Cristãos; Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre; Sindicato da Habitação; Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região; Sindicato da Indústria da Construção do RS; Associação Brasileira de Shoppings Centers; Associação Riograndense de Empreiteiros de Obras Públicas; Sociedade de Engenharia do RS; Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento; Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação, Obras de Terraplanagem do RS; Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis; Associação Gaúcha de Supermercados; Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil e Associação das Empresas Brasileiras da Tecnologia da Informação. 

Ainda esta semana o prefeito se reúne com outras entidades de vários setores para manter o diálogo sobre as medidas adotadas para conter a pandemia em Porto Alegre.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.   

 

Andreas Müller

Gilmar Martins