Melo reafirma que inovação só faz sentido se gerar transformação social
As atividades da ExpoFavela/RS continuam neste sábado, 2, no Centro de Eventos da PUCRS. A maior feira de empreendedorismo da América Latina direcionada ao público das periferias reúne 92 expositores e um público de 4 mil pessoas. O evento é realizado pela Central Única das Favelas (Cufa), tendo Porto Alegre como cidade-sede.
No primeiro painel do dia, o prefeito Sebastião Melo falou sobre o papel da inovação na transformação social, acompanhado pelos secretários municipais da Cultura, Henry Ventura, e da Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.
O prefeito reafirmou que a inovação só faz sentido quando gera transformação social. Em um mundo cada vez mais conectado, Melo destacou que os moradores da periferia desejam empreender em suas comunidades.
“Não é o prefeito ou seus secretários que sabem das necessidades da cidade, mas seus habitantes. A participação popular tem sido importante para levarmos desenvolvimento às comunidades. O Brasil é um país continental com a pior distribuição de renda do planeta, precisamos mudar esta realidade” – Prefeito Sebastião Melo.
A regularização fundiária é a maior necessidade hoje das regiões periféricas, lembrou o prefeito. “Depois que você regulariza as habitações, aquela comunidade pode ter acesso à energia, água tratada, praças, gerando transformação local”, ressaltou Melo, completando que a periferia é uma potência e merece toda atenção dos seus gestores.
Henry Ventura afirmou que não existe inovação sem criatividade, e o acesso à cultura também é fundamental. “Por meio do celular ou tablet, gravamos um vídeo, criamos uma música, preparamos uma aula ou assistimos um filme. As possibilidades de conexões são muitas com o apoio da tecnologia”, comentou o secretário de Cultura, destacando que a prefeitura tem elevado investimentos em editais municipais, como o de descentralização da cultura.
O secretário de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, lembrou que o Feirão Digital tem sido uma ferramenta importante para as comunidades. “Por meio dele, os empreendedores estão aprendendo a melhorar seus resultados com ajuda da internet. Já foram mais de 1 mil pessoas capacitadas nas duas edições deste ano, na Restinga e na Unisinos”, completou.
POACast – Um dos destaques da ExpoFavela/RS é a segunda temporada do POACast. A plataforma de podcast da Prefeitura de Porto Alegre teve episódios gravados durante a segunda edição do South Summit, no Cais Mauá, no fim de março. Nas duas oportunidades, o objetivo foi disseminar conteúdos relevantes sobre inovação e empreendedorismo nas redes sociais do Executivo. Os episódios estarão disponíveis a partir desta segunda-feira, 4, no canal oficial do Youtube (@Prefeitura_Poa).
ExpoFavela/RS – Os expositores gaúchos de periferias e comunidades estão apresentando seus trabalhos aos visitantes e investidores no Centro de Eventos da PUCRS. Serão selecionados 10 empreendedores locais para a edição nacional da ExpoFavela em São Paulo, em dezembro de 2023.
Leia mais:
POACast já tem cinco episódios gravados na ExpoFavela/RS
Melo destaca papel transformador das periferias na abertura da ExpoFavela/RS
Ações do município de estímulo à inovação inclusiva são apresentadas na ExpoFavela
ExpoFavela/RS irá reunir empreendedores de todo Estado em Porto Alegre
Aquece ExpoFavela leva empreendedorismo para 17 regiões de Porto Alegre
Lissandra Mendonça