Melo viaja ao Rio para apresentar exemplos positivos em segurança alimentar

16/10/2022 16:50

O prefeito Sebastião Melo embarcou para o Rio de Janeiro na noite de domingo, 16, onde irá participar do 8º Fórum Global do Pacto de Milão, evento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) que discute políticas alimentares urbanas. Nesta segunda-feira, 17, Melo irá apresentar exemplos positivos da Capital gaúcha para reforçar a alimentação da população, como os restaurantes populares, as hortas escolares e a zona rural municipal. Ele marcará presença em dois painéis sobre os desafios no combate à forme e como tornar os sistemas alimentares sustentáveis.  

No primeiro painel, às 13h30, Melo será o único líder brasileiro no debate sobre resiliência climática e justiça nos sistemas alimentares. Na oportunidade, ele contará um pouco do projeto de hortas comunitárias nas escolas públicas municipais. Participam também  os prefeitos de Antananarivo (Madagascar), Nairóbi (Quênia), Tel Aviv (Israel) e Tegucigalpa (Honduras). 

No segundo painel, às 15h30, o prefeito de apresentará o trabalho dos restaurantes populares, que atende pessoas em vulnerabilidade em parceria com a sociedade. Neste painel, sobre os desafios para sustentabilidade alimentar nas cidades, ele terá a companhia dos gestores de Bogotá, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Importância da rede mundial - Pela primeira vez na América do Sul, o fórum acontece entre 17 a 19 de outubro na Cidade das Artes, zona portuária do Rio de Janeiro. O Pacto de Milão, validado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e alianças internacionais de cooperação, contempla 240 cidades signatárias que atuam para solucionar a falta de comida em larga escala mundial. 

 O presidente da Câmara de Vereadores, Idenir Cecchim, irá assumir como prefeito em exercício de domingo a terça-feira, quando Melo retorna a Porto Alegre.

 

Gonçalo Valduga

Andrea Brasil