Melo visita obras do Pontal do Estaleiro

19/02/2021 20:45
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Local terá parque de 29 mil m², com 700 metros de extensão de Orla do Guaíba

O prefeito Sebastião Melo visitou, na tarde desta sexta-feira, 19, as obras do Pontal do Estaleiro, complexo que irá reunir um parque, shopping center, hotel padrão internacional, centro de eventos completo, uma torre multiuso e o hub de saúde Pontal Clínicas. Melo foi ao local acompanhado do vice-prefeito, Ricardo Gomes, e de secretários municipais.

O empreendimento, estimado em R$ 375 milhões, está em construção à beira do Guaíba e tem previsão para ser entregue em 2022. De acordo com o prefeito, o local só reforça a nova relação da cidade com o Guaíba. “Temos a orla, o Cais, e agora o Pontal, que possibilitam uma ótima experiência na cidade. São espaços de convivência que vão transformar Porto Alegre, tornando a Capital muito mais integrada com o rio”, afirmou o prefeito.

Para o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o projeto contempla a região Sul da cidade e, além de oportunizar lazer para os porto-alegrenses, irá gerar centenas de oportunidades, como mais de 1,5 mil empregos diretos e indiretos. “A função do poder público é oferecer condições para que o poder privado possa investir. Estamos aqui conhecendo o projeto e garantindo, de certa forma, que tudo está saindo conforme o previsto”, salientou. 

A população de Porto Alegre receberá um parque de 29 mil metros quadrados, com 700 metros de extensão de Orla do Guaíba e uma trilha, em conexão com áreas de lazer,  paisagem e espaço para atividade física. O percurso resgata a história do antigo local onde eram construídos e reparados navios em Porto Alegre. “O projeto do parque é diferenciado, com foco no melhor aproveitamento da Orla e na manutenção da memória do Estaleiro Só, fundado em 1850”, explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm. 

A responsável pelo empreendimento é a empresa SBV Par, com projeto arquitetônico de Dória Lopes Fiuza. Já o planejamento, comercialização e administração ficam com a empresa Pró-Overseas.

 

Manoela Tomasi

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes