Município e Estado fazem acordo para integrar transporte coletivo

22/08/2019 22:14
Joel Vargas / PMPA
Executivo
Prefeito Marchezan Júnior e governador Eduardo Leite assinaram protocolo de intenções

O prefeito Nelson Marchezan Júnior e o governador Eduardo Leite assinaram, no fim da tarde desta quinta-feira, 22, um protocolo de intenções para integração do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana com o de Porto Alegre. O objetivo é dar andamento a um plano de ações de interligação dos ônibus municipais e metropolitanos. Estudos mostram que muitos coletivos oriundos de cidades vizinhas entram em Porto Alegre com poucos ou quase nenhum passageiro, o que resulta em prejuízo para o trânsito e encarece o preço das passagens. 

A assinatura do protocolo ocorreu no Palácio Piratini. O prefeito disse que o desafio é fazer com que a população seja beneficiada em termos econômicos e de mobilidade urbana. “Esta alternativa poderá dar mais agilidade e transferir aos usuários um menor custo da passagem, além de melhorar os deslocamentos na nossa cidade”, afirma Marchezan.

O governador Eduardo Leite destaca que, transferindo mais custo para o passageiro, mais pessoas irão se afastar do transporte coletivo. “Precisamos investir na sustentabilidade do serviço para que o sistema volte a ser atrativo para os que mais precisam”, defende. O diretor-presidente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer, diz que no passado isso não seria possível, porque a tecnologia era uma barreira. “Hoje, isso está superado”, acentua. 

O secretário-extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, acredita que o alinhamento entre os governos municipal e estadual é fundamental para promover a integração. “Agora, vamos formalizar o grupo de trabalho que já vem atuando, para que essa integração seja uma realidade. O apoio institucional do governador e do prefeito dão mais força para que os técnicos possam trabalhar na busca dessa tão esperada solução para Porto Alegre”, complementa. 

O diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger, frisa que este é um momento histórico para o transporte de Porto Alegre e o metropolitano. “Apesar das dificuldades de uma ação complexa de integração entre órgãos municipais e estaduais, é um processo inevitável se quisermos salvar o transporte público”, diz.

Para implantação da Operação Integrada, serão desenvolvidos o plano operacional de integração das linhas de ônibus, o plano econômico-financeiro-jurídico da Câmara de Compensação Tarifária Integrada Municipal e Metropolitana e o plano de controle da bilhetagem e informação ao usuário. 

Também participaram da reunião para assinatura do protocolo Paulo Ramires, diretor de Operações da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e Aldo Borges, assessor institucional da EPTC.

 

 

 

Ivani Schütz

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes