Novos permissionários assinam termo para ocupação de bancas no Mercado Público

17/05/2023 16:45
Alex Rocha/PMPA
ADMINISTRAÇÃO E PATRIMÔNIO
Melo destacou o novo momento do prédio histórico, com mais de 104 lojas após superar o incêndio de 2013

A prefeitura e permissionários do Mercado Público assinaram, nesta quarta-feira, 17, os termos de permissão de uso oneroso para ocupação de nove bancas e lojas no prédio histórico. Os novos comerciantes foram vencedores do processo licitatório realizado em 2022 e têm prazo de 90 dias para concluir a instalação dos seus estabelecimentos. O ato de assinatura foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), no Edifício Intendente José Montaury, Centro Histórico.

Para o prefeito Sebastião Melo, a "alma do Centro" vive novo momento com a marca de mais de 104 lojas após superar o incêndio que atingiu a parte superior do prédio em 2013.

"O Mercado Público representa a cultura, economia e tradições da nossa Capital, apresentando as principais características de seu povo. Quero desejar muito sucesso aos novos permissionários e que possam abrir suas lojas o mais rápido possível com beleza, bom atendimento e preço justo" - Prefeito Sebastião Melo.

O secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, destacou o próximo passo para a melhoria do Mercado Público, que será a contratação de uma zeladoria de condomínio, o que trará mais agilidade às ações de conservação e manutenção do prédio histórico. “As novas lojas que chegam agora vão deixar o nosso Mercado Público ainda mais atrativo”.

A preservação da essência do estabelecimento foi lembrada pela presidente da Associação do Comércio do Mercado Público, Adriana Kauer. “É gratificante percebermos que o esforço em modernizar este espaço tão único preserva o Mercado Público como um centro comercial, que é sua essência. Temos orgulho de ser mercadeiros”.

Alex Rocha/PMPA
ADMINISTRAÇÃO E PATRIMÔNIO
Lojas têm tamanhos entre 27 e 100 metros quadrados, algumas com mezanino

Estabelecimentos - Os novos estabelecimentos comerciais são o Açougue e Fiambreria San Remo, Comercial Martini – Alimentos e Embalagens (duas bancas), Bonan Picon Pizzeria, Zimmer Zoo Produtos e Animais, Bar e Café Nova Vida, Santa Ana Cafeteria, Juliano Milan, BD Indústria e Torrefação de Cafés Especiais e DTBF Comércio de Alimentos. Ocuparão lojas com tamanhos entre 27 e 100 metros quadrados, algumas com mezanino. Quatro delas estão localizadas no primeiro andar e seis no segundo piso.

Após a abertura dos nove estabelecimentos, o Mercado Público de Porto Alegre passará a ter 104 bancas e lojas ativas. Todos os comerciantes que assinaram o termo de permissão de uso exercerão atividades típicas de Mercado Público, conforme determinação do Decreto 21.285 que em 2021 definiu novas regras para ocupação do espaço.

Além das melhorias físicas, no piso, telhado e pintura interna, estão programadas a criação do regimento interno, que regerá as relações entre os permissionários e atualização do caderno de obras do Mercado Público.

Também participaram da cerimônia os vereadores Idenir Cecchim e Cláudia Araújo, representando a Câmara Municipal; a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlia Tavares; o secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores; o procurador-geral adjunto de Domínio Público, Urbanismo e Meio Ambiente, Nelson Marisco; o diretor de Gestão do Patrimônio da Smap, Tomas Holmer; o gerente do Mercado Público, Ronaldo Gomes, além dos novos permissionários e seus familiares.

  

Andrea Ramme e Rita Becco

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes