Ônibus de Porto Alegre já podem ser monitorados em tempo real

14/08/2019 15:43
Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
Usuários poderão acompanhar horários e trajetos dos coletivos e saber quais linhas passam na sua parada

Os usuários de ônibus de Porto Alegre passam a contar, a partir desta quarta-feira, 14, com sistema de GPS em 100% da frota. Agora, será possível monitorar, através de aplicativo para smartphone, informações sobre horário e trajeto do ônibus em tempo real, e quais linhas param no local desejado, além de características do veículo, como, por exemplo, se possui acessibilidade ou ar-condicionado. 

A obrigatoriedade do sistema foi regulamentada pelo decreto municipal 19.836/2017, assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e que estabelece prazos e critérios gerais no Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus. As normas serão implementadas pela Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP).

O prefeito lembra que é papel da máquina pública viabilizar, regulamentar e melhorar o transporte coletivo utilizado pelos cidadãos, em especial os mais vulneráveis. “Este é um avanço gigantesco, que vai gerar conforto, previsibilidade e mais dignidade a todos os porto-alegrenses, que agora poderão planejar melhor suas vidas, e com mais segurança”, diz Marchezan.

A nova ferramenta está disponível no aplicativo Tri Transporte Integrado e pode ser instalada gratuitamente em sistemas Android e IOS. O secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, destaca que a tecnologia também dá às empresas de ônibus e ao órgão gestor o poder de gerenciar e monitorar pela internet toda a frota em operação, possibilitando a prestação de um serviço de melhor qualidade aos usuários. “Esta entrega faz parte de um conjunto de melhorias que estamos implantando no sistema de transporte coletivo de Porto Alegre,  trazendo modernidade, informação e dignidade às pessoas”, afirma.

Vantagens - O sistema de transporte coletivo da Capital conta com 12 empresas, 677 mil passageiros transportados por dia, 420 linhas, mais de 6 mil paradas e cerca de 1.600 ônibus. A presidente da ATP, Tula Vardaramatos, conta que foi preciso mais de um ano de trabalho complexo para que todo o sistema estivesse funcionando plenamente em uma cidade do tamanho de Porto Alegre. “O mais importante é que as vantagens são para todos: para os clientes, para as empresas de ônibus e para os órgãos gestores. Além de trazer informação e segurança, a tecnologia facilita o controle e a fiscalização do serviço”, frisa.

A tecnologia que está sendo utilizada no GPS é das empresas Prodata e Cittati, e a gestão de todo o processo fica a cargo da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). “Uma melhor qualidade de vida da população está diretamente ligada à qualidade do transporte público”, diz o diretor-presidente da empresa pública, Fábio Berwanger.

A presidente da Carris, Helen Machado, salienta esta inovação como um fato histórico da companhia. “Ao longo de sua história, a Carris sempre se adaptou às mudanças, e esta etapa será lembrada na trajetória da empresa. O transporte por ônibus em Porto Alegre será diferente a partir de agora”, conclui.


A ferramenta pode ser baixada nas "lojas" de aplicativos dos smartphones ou pelos links: 
 

Android

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.net.tripoa.triapp&hl=pt_BR 


iOS

https://apps.apple.com/br/app/tri-app/id1426679791 


Histórico

• A prefeitura publicou, no dia 22 de setembro de 2017, o decreto que estipulava 31 de dezembro de 2018 como data limite para a implantação do sistema de GPS.

• Após assinatura do decreto, a prefeitura concedeu 60 dias para empresas de ônibus começarem a instalar o GPS na frota.

• Em fevereiro de 2017, a Linha T12 começou a operar com GPS, em projeto piloto.

• No início de 2019, cerca de 80% dos ônibus da Capital já estavam com seus GPS instalados pela ATP.

• Em maio de 2019, a  EPTC assinou um termo com a Carris e a ATP para disponibilizar, ainda no terceiro trimestre de 2019, a instalação dos GPS em toda a frota.

• Em 14 de agosto de 2019, ocorre o lançamento do GPS em 100% da frota de ônibus de Porto Alegre.

  

 

Elisandra Borba

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes