Pista de skate da Orla do Guaíba está 40% concluída
A pista de skate do trecho 3 da Orla do Guaíba começa a ganhar forma. A estrutura, que será a maior da América Latina, está 40% concluída. O trecho total – entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante, com 15 hectares ao longo de 1,6 km à beira do Guaíba – está com 35% de execução física pronta. O prefeito Nelson Marchezan Júnior, acompanhado de representantes da empresa responsável e da equipe técnica da prefeitura, vistoriou o andamento dos trabalhos nesta sexta-feira, 14.
“Estamos preparando Porto Alegre para depois da pandemia. Queremos tornar a nossa pista de skate um monumento de turismo icônico. Seremos referência com a maior pista de skate da América Latina e a terceira maior do mundo. Em outro trecho da orla, teremos ainda a maior roda gigante”, afirma o prefeito.
Além da pista de skate, o projeto idealizado pelo arquiteto Jaime Lerner engloba ciclovia, arborização, iluminação em led, bares, quadras esportivas e estruturas de apoio para prática de esportes. Os recursos somam cerca de R$ 50 milhões e são provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Fundo Municipal de Iluminação Pública e Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
Já foram empregados na obra aproximadamente R$ 13 milhões. Mesmo com a pandemia, a prefeitura manteve os projetos com financiamentos ou com recursos já gravados. “Essa intervenção integra o conjunto de obras que estão devolvendo à população o convívio com o Lago Guaíba. No momento em que pudermos usufruir das estruturas de lazer da cidade novamente, essas melhorias serão ainda mais importantes para os porto-alegrenses”, destaca Marchezan.
Entre os principais serviços envolvidos na obra, a rede de drenagem pluvial está em fase final (95%). Também estão em andamento o pontilhão (60%) e o reservatório (50%), estruturas de concreto de edificações (25%), passeio e pavimentações (23%), redes elétrica e lógica (22%), quadras esportivas (9%) e paisagismo (5%). Já entre os principais serviços concluídos, estão fundações (estacas e blocos), manejo vegetal, terraplenagem, contenção em gabiões e enrocamento.
“A primeira estrutura física da obra foi terminada nesta semana. O estacionamento para 150 veículos, junto ao canteiro central da avenida Edvaldo Pereira Paiva, está pronto para ser utilizado, assim que a liberação de áreas de lazer for possível”, destaca o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Hiratan Pinheiro da Silva, também acompanhou a vistoria.
Complexo Skate Park – O conjunto de estruturas que compõem a maior pista de skate da América Latina também já fazem parte da paisagem à beira do lago, com mais de 40% de avanço físico. Elementos simbólicos do cenário urbano da Capital serão mais um atrativo do local, que deve se tornar um ponto turístico voltado à prática de esportes e abrigar grandes eventos relacionados ao skate.
A novidade de elementos urbanos da cidade foi incluída em um dos formatos de pista que atende à modalidade street, no street plaza. Essa categoria abrange os praticantes das ruas. A partir dessa ideia, a empresa executora observou o que atrai os praticantes da Capital e trouxe para o projeto três equipamentos simbólicos: o corrimão da Câmara Municipal, a ponte ondulada da Praça Itália e os bancos do calçadão de Ipanema, na Zona Sul, com uma releitura desses espaços. Também serão utilizados equipamentos como hidrantes e tampas de bueiros elevadas, além de elementos como âncora, atracadouro e correntes de ferro, em alusão à atividade portuária da cidade.
Rui Felten