Porto Alegre é a 3ª capital mais segura do país

01/09/2025 13:16
Alex Rocha/PMPA
SEGURANÇA
Guarda Civil Metropolitana recebeu novos profissionais concursados, modernização da frota, equipamentos e armamentos

Porto Alegre ocupa o 3º lugar entre as capitais mais seguras do Brasil, conforme o Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública. O resultado é reflexo também da postura mais ativa da prefeitura na área de segurança pública, com investimentos em tecnologia, integração e no fortalecimento da Guarda Civil Metropolitana. Desde 2021, a corporação recebeu novos profissionais concursados, após mais de uma década sem renovação de efetivo, além da modernização da frota, equipamentos e armamentos.

"Porto Alegre precisa ser atrativa para todos, principalmente para os próprios moradores, e a segurança é um fator primordial. Recentemente, criamos a Guarda Civil Metropolitana e anunciamos a incorporação de mais 100 agentes. Também investimos na iluminação e temos ações em parceria com o Estado para requalificar espaços públicos, além de anunciarmos a instalação de uma nova base no Viaduto da Conceição. Seguiremos trabalhando integrados e reforçando o enfrentamento à criminalidade" - Prefeito Sebastião Melo.

Para aumentar a transparência e a segurança dos agentes, a prefeitura iniciou, em 2024, a implantação de câmeras corporais. A estrutura de vigilância urbana também foi ampliada, com 13 totens interativos, novas bases da Guarda Civil Metropolitana em áreas de grande circulação, sistema de cercamento eletrônico mais moderno e videomonitoramento com inteligência artificial.

"Porto Alegre adota planejamento estratégico em segurança, com integração, uso de tecnologia local e realinhamento da Guarda Civil Metropolitana. Entre as referências, estão o modelo japonês Koban, os totens interativos inspirados em Londres e o conceito de zona segura, que transforma câmeras em fator de prevenção e inibição do crime", destaca o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

Em 2025, a segurança foi reforçada com a criação da Patrulha de Atendimento à Mulher (Patam) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que recebeu o anúncio de mais 100 novos agentes e um plano de carreira. Está em andamento, ainda, a instalação de nova base no entorno do Viaduto da Conceição.

Lissandra Mendonça