Porto Alegre integra projeto inédito de desenvolvimento de seguro climático
Porto Alegre é uma das dez cidades da América Latina selecionadas para participar do ProUrbano – Urban Infrastructure Insurance Facility (UIIF), um mecanismo de seguro que apoia municípios na identificação de riscos climáticos, no planejamento da adaptação e no desenvolvimento de soluções de seguro voltadas a infraestruturas críticas e populações vulneráveis.
A iniciativa é promovida pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, com financiamento do Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) e apoio do Ministério Federal Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ). O projeto também desenvolve a UAFF – Urban Adaptation Financing Facility, nova plataforma de financiamento para adaptação urbana que amplia o escopo do UIIF ao conectar seguro, investimento e infraestrutura resiliente.
As duas iniciativas foram lançadas mundialmente nesta quarta-feira, 12, durante a COP30, em Belém. O ProUrbano UIIF está atualmente na segunda de sete fases, e Porto Alegre integra o projeto por reunir características institucionais, técnicas e de vulnerabilidade climática que a tornam um território prioritário e estratégico para sua implementação.
“Porto Alegre tem enfrentado grandes desafios com as mudanças climáticas, e os prejuízos ao orçamento público são impactantes. Ter acesso rápido a recursos em situações de emergência é fundamental e, por isso, estamos dispostos a participar dessa modelagem. Precisamos buscar soluções para enfrentar os eventos climáticos e garantir mais segurança à população”, destacou o prefeito Sebastião Melo.
De acordo com a instituição internacional, a adesão ao mecanismo de seguro oferece à capital gaúcha uma série de benefícios. Em primeiro lugar, garante acesso rápido a recursos financeiros pós-desastre, reduzindo a sobrecarga orçamentária municipal e liberando recursos próprios para reconstrução e apoio social. Além disso, fortalece a capacidade técnica e institucional da cidade para a gestão de riscos, com apoio legal e técnico especializado proporcionado pelo UIIF.
A cidade também passa a contar com uma compreensão mais aprofundada dos riscos climáticos, subsidiando políticas públicas eficazes e conectando Porto Alegre a mercados internacionais de seguros e financiadores, ampliando parcerias estratégicas.
O UIIF possibilita ainda o desenvolvimento de produtos de seguro sob medida para a realidade local, oferecendo cobertura mais acessível do que as soluções convencionais.
“Porto Alegre foi selecionada devido à sua alta exposição a desastres naturais, como inundações e tempestades, que impactam diretamente os sistemas de drenagem e abastecimento de água. A proteção dessas infraestruturas é fundamental para a manutenção de serviços essenciais à população”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.
Leia mais:
Prefeito visita Parque de Bioeconomia e Inovação em Belém
Porto Alegre lança edital para monitoramento de raios
Porto Alegre detalha ações de adaptação e mitigação na COP30
Melo apresenta ações de adaptação climática e reconstrução da Capital na COP30
Porto Alegre investe em energia limpa e arborização para combater o calor extremo
Caderno com planejamento climático de Porto Alegre será apresentado na COP30 nesta quarta
Melo apresenta ações de transição energética em painel da COP30
Prefeito de Porto Alegre apresenta ações de reconstrução e adaptação climática na COP30
Lissandra Mendonça
