Praça Osvaldo Cruz é entregue revitalizada no Centro de Porto Alegre

30/06/2022 12:00
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito em exercício participou da solenidade nesta quinta

A praça Osvaldo Cruz foi entregue revitalizada para a população na manhã desta quinta-feira, 30. O prefeito em exercício, Ricardo Gomes, ressaltou a importância do espaço para a valorização do bairro. “Nossa gestão tem feito um esforço muito grande para valorizar o Centro da cidade e apostamos nesta parceria com o setor privado para cuidar dos espaços públicos. Também é importante reforçar que este é um ambiente de todos nós. Ajudem-nos a preservar esta praça que é histórica”, disse Gomes.

O local foi adotado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), que será responsável pela manutenção por cinco anos. Foram recolocadas pedras portuguesas e basalto originais na área central - a praça recebeu ainda decks em diferentes níveis para que os frequentadores possam aproveitar a sombra em torno das árvores.

Novos canteiros ajardinados, floreiras, lixeiras, postes de iluminação e bicicletário também foram instalados na praça Osvaldo Cruz, que recebe esta denominação em homenagem ao médico e sanitarista brasileiro. O busto dele, instalado no local em 24 de fevereiro de 1928 e um dos símbolos históricos da praça, também passou por restauração completa.

O presidente do CDL POA, Irio Piva, reforçou a importância da parceria com a prefeitura para os bons resultados. “O nosso objetivo é oferecer um ambiente melhor para o convívio de todos que vivem, trabalham e transitam por essa região. Acreditamos na nossa cidade. Temos participado de uma série de iniciativas em parceria iniciativa pública para melhorar a vida da sociedade”, afirmou.

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou uma tenda com profissionais que aplicaram a vacina contra a gripe no público. A iniciativa segue até as 15h desta quinta-feira, no local.

Participaram do ato os secretários da Cultura, Gunter Axt; da Fazenda, Rodrigo Fantinel; e dos Serviços Urbanos Adjunto, Vitorino Baseggio.

Nome da praça - existe uma curiosidade em relação ao nome da praça, por ser grafado com a letra ‘v’, e o nome do médico sanitarista ser escrito com ‘w’. Uma das explicações encontradas foi a exclusão das letras ‘w, k, y’ do alfabeto na revisão ortográfica de 1943, o que pode ter gerado uma atualização dos logradouros do município.

 A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha. 

 

Manuela Kuhn

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes