Prefeito debate novo projeto de proteção contra cheias da Zona Norte com o Governo do Estado

21/01/2026 14:26
Gustavo Garbino / PMPA
GP
Obras da comporta 14, entre as avenidas Castelo Branco e Voluntários da Pátria, também foram vistoriadas

O prefeito Sebastião Melo se reuniu com o governador Eduardo Leite nesta quarta-feira, 21, no Palácio Piratini, para dar continuidade nas ações de fortalecimento do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre, realizadas com o apoio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). Na oportunidade, o prefeito reforçou o pedido de análise do novo projeto para a Zona Norte, principalmente voltado para os pôlderes 7 e 8, localizados próximos ao Aeroporto Internacional Salgado Filho.

A proposta da Rhama Analysis, liderada pelo professor Carlos Eduardo Tucci, além de apresentar custos menores e execução mais rápida do que a prevista em projetos anteriores, minimiza a necessidade de reassentamento de famílias. O estudo completo será entregue ao Governo do Estado, que se comprometeu a conduzir o tema por meio do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática.

A representação municipal também prestou contas do investimento realizado até o momento com recursos do Funrigs e solicitou a liberação de valores adicionais para continuar a requalificação dos diques, além da cedência de terrenos para ampliação das Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) 1 e 2, localizadas entre a Rodoviária e o 4° Distrito.

“Porto Alegre é uma cidade mais segura e mais preparada do que em 2024. Avançamos na recuperação das estruturas e dos equipamentos públicos atingidos, mas precisamos pensar no futuro e qualificar o sistema de proteção contra enchentes com robustez. Só há um caminho para reforçarmos a bacia hidrográfica do Guaíba e da Região Metropolitana: a união dos esforços de todos os entes de governo” - Prefeito Sebastião Melo.

De acordo com o governador, o Estado tem trabalhado de forma próxima com a prefeitura para garantir que as obras aconteçam com rapidez e responsabilidade. “O Estado já aprovou o repasse de R$ 171,6 milhões pelo Fundo a Fundo da Reconstrução, com recursos destinados à recuperação de diques, comportas e casas de bombas, e analisa novos projetos que somam mais de R$ 60 milhões. Esses investimentos, que integram o Plano Rio Grande, são fundamentais para recompor sistemas existentes e fortalecer a proteção contra cheias, garantindo mais segurança para a população e mais resiliência para Porto Alegre e para todo o Rio Grande do Sul”, afirmou Leite.

Após o encontro, os chefes do Executivo municipal e estadual vistoriaram as obras da comporta 14, parte da área que integra os pôlderes 7 e 8 e o Dique do Sarandi, na Zona Norte.

Também estiveram presentes o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, a secretária-adjunta da Reconstrução, Angela de Oliveira, representantes do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), representado pelo diretor-presidente, Vicente Perrone.

Fabrine Bartz e Lucas Abati

Bianca Dilly