Prefeito sanciona projeto de lei para fortalecer potencial hidroviário

28/07/2021 10:19
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Melo destacou que o projeto também vai promover e incentivar o parque náutico da Capital

A Política Municipal de Sustentabilidade Hidroviária de Porto Alegre foi sancionada pelo prefeito Sebastião Melo na manhã desta quarta-feira, 28. De autoria do vereador Moisés Barboza, o projeto foi aprovado em maio pelo Legislativo. “Precisamos promover conexão na cidade, e isso envolve os 72 quilômetros da orla. Esse projeto ajuda muito com as diretrizes que irão guiar esse novo momento, como no trecho 2 da orla onde deveremos ter uma marina e no incentivo ao parque náutico na cidade”, afirmou o prefeito.

De acordo com o vereador, a legislação tem o objetivo de estimular a utilização de embarcações como alternativa de transporte, a preservação da cultura do rio, das populações ribeirinhas e incentivar a pesquisa, a economia compartilhada e colaborativa para pensar ações de fomento do uso do Guaíba de forma sustentável. “Nós vivemos em uma cidade de costas para o Guaíba. Este é um projeto que respeita e harmoniza as legislações, com foco no desenvolvimento”, afirmou Barboza.

“É um projeto denso, que certamente vai colaborar para que Porto Alegre seja um centro turístico de excelência”, afirmou o chefe da Casa Civil do Estado, Arthur Lemos.

A proposta traz um conjunto de propostas, normas e diretrizes a serem adotadas pelo Município para integrar a cidade ao Lago Guaíba de forma efetiva por meio da valorização da paisagem do local, do desenvolvimento hidroviário turístico e do lazer. Participaram do ato o vice-presidente Ricardo Gomes, o líder do governo na Câmara, vereador Idenir Cecchin, o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

 

Carolina Seeger

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes