Prefeito vistoria estrutura finalizada para o Carnaval no Porto Seco

20/02/2024 19:21
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Prefeito Sebastião Melo vistoriou o sambódromo no final da tarde desta terça-feira

A montagem das estruturas no Complexo Cultural do Porto Seco para os desfiles das escolas de samba de Porto Alegre e Região Metropolitana está pronta. No fim da tarde desta terça-feira, 20, o prefeito Sebastiao Melo, acompanhado de secretários e gestores municipais, vistoriou o sambódromo. O serviço foi concluído dentro do cronograma previsto pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. Os desfiles ocorrem nesta sexta-feira, 23, e sábado, 24.

“Agradecemos aos órgãos municipais, parceiros, ligas, entidades e escolas de samba, que se esforçam para promover um evento mais bonito a cada ano. Chegamos a esta etapa do Carnaval graças a uma governança muito coletiva. É a maior festa popular da Capital, e todos os protagonistas desta história que temos construído merecem nosso aplauso e reconhecimento” - Prefeito Sebastião Melo.

As quatro arquibancadas - cada uma com capacidade para 1,4 mil pessoas, somando 5,6 mil por noite – foram finalizadas, assim como os 190 camarotes destinados ao público; camarote das autoridades; camarote das ligas carnavalescas e o Camarote Bar, com capacidade para 400 lugares. A entrada nas arquibancadas será gratuita e o acesso controlado por catracas, já instaladas.

Transmissão - Também estão concluídas as cabines de imprensa (rádios, blogs e TVs) para a transmissão dos desfiles e os espaços da unidade de saúde e de segurança, onde vão funcionar os plantões da Guarda Municipal, Brigada Militar, Bombeiros, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Ministério Público. A instalação de internet foi finalizada pela Procempa em toda a área do sambódromo.

Os testes de iluminação e som na avenida foram feitos e aprovados. Para quem for de carro ao Porto Seco, haverá estacionamento no local com capacidade para 1,4 mil automóveis. O valor será de R$ 40,00 por noite.

PPCI – Na manhã de quinta-feira, 22, a pista será pintada. A montagem das 70 frisas foi concluída também na tarde de terça-feira. A vistoria dos bombeiros para a liberação do Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI) do Porto Seco será realizada na quarta-feira, 21.

Ensaio técnico - Também na quarta-feira, à noite, acontece o ensaio técnico para que os componentes das escolas de samba e os organizadores possam corrigir eventuais problemas, principalmente em termos de cronometragem e apresentações da comissão de frente e casal de mestre-sala e porta-bandeira.

Por decisão das ligas carnavalescas, cinco escolas de samba irão participar da atividade, a partir das 19h20: União da Tinga; Império da Zona Norte; Acadêmicos de Gravataí; Imperatriz Dona Leopoldina e Fidalgos e Aristocratas.

Leia mais:
Academia de Samba Praiana traz homenagem a Giba Giba
Império do Zona Norte resgata a história da Criação
União da Tinga canta o Exú na avenida do Porto Seco
Carnaval do Porto Seco: ingressos para arquibancadas são gratuitos pelo segundo ano
Avança trabalho de montagem das estruturas do Carnaval no Porto Seco
Iniciada a montagem das estruturas para o Carnaval do Porto Seco
Aberto credenciamento para cobertura do Carnaval 2024

 

Ivani Schutz

Lissandra Mendonça