Prefeitura amplia testagem para Covid-19 a familiares de casos positivos
Desde quarta-feira, 15, familiares assintomáticos de casos confirmados de Covid-19 também podem ser testados para diagnóstico da infecção pelo novo coronavÃrus. O anúncio foi feito em live pelas redes sociais da prefeitura, pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e pelo secretário municipal de Saúde, Pablo Sturmer, e o adjunto, Natan Katz. Esta é a sétima fase de ampliação da testagem na Capital. Uma nova etapa, que testará pessoas que tiveram contato com casos confirmados no ambiente de trabalho, deve ser iniciada ainda em julho.
"Vamos avançar no rastreamento de contatos familiares, mesmo que não tenham sintomas. Já havÃamos ampliado a testagem para profissionais da linha de frente, idosos em casas geriátricas e toda a população com sintomas gripais. São medidas pra mitigar a cadeia de transmissão" - Prefeito Nelson Marchezan Júnior.
Os testes deverão ser feitos 20 dias após a confirmação do primeiro caso no núcleo familiar. Para ter acesso, a população deve procurar os postos de saúde de sua referência. É preciso apresentar CPF e/ou cartão SUS do familiar que teve a confirmação da doença e informar a data de inÃcio de sintomas do familiar que testou positivo.
A prefeitura aumentou sua capacidade técnica para realizar até 1620 testes por dia de RT-PCR, um aumento de 150% nas duas últimas semanas. Além disso, já estão disponÃveis mais de 50.000 testes sorológicos. No inÃcio da pandemia, os testes estavam reservados somente a pessoas hospitalizadas e profissionais de saúde. Depois, passaram a ser aplicados em grupos acima de 60 anos, profissionais das forças de segurança e residentes em residenciais geriátricos. A ampliação para todas as pessoas com sintomas teve inÃcio em 6 de maio.
Ao apresentar o cronograma de ampliação do programa de testagem, Katz destacou que a prefeitura aumentou em três vezes a testagem da população com teste RT-PCR. De acordo com dados apresentados na transmissão digital, entre 8 e 15 de junho, 604 pessoas foram testadas; o número saltou para 1.839 entre os dias 29 de junho e 5 de julho.
“A intenção é interromper a cadeia de transmissão do vÃrus na cidadeâ€, destaca . Katz enfatizou que é essencial que as pessoas que residam com casos confirmados permaneçam em casa por 14 dias a partir do inÃcio do sintoma do familiar. “Se iniciar sintomas, o familiar deve procurar uma unidade de saúde ou tenda para encaminhar a coleta do exame RT-PCR; em caso de ser assintomática, a pessoa deve procurar atendimento após 14 dias de isolamentoâ€.
Para mais informações sobre o coronavÃrus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notÃcias sobre a pandemia.
Â
Â
Fabiana Kloeckner