Prefeitura assina contratos de requalificação asfáltica para mais 42 quilômetros de ruas e avenidas

18/02/2021 09:50
Cesar Lopes/PMPA
EXECUTIVO
Melo salienta que os trabalhos serão fiscalizados de perto

A Prefeitura de Porto Alegre assinou nesta quinta-feira, 18, a ordem de início da obras de manutenção estrutural de pavimento de dois lotes do programa de requalificação asfáltica da cidade. São 42 quilômetros de avenidas, ruas e estradas, com início dos trabalhos previstos para o dia 1º de março.

“A manutenção das vias é um grande desafio em qualquer cidade. Em Porto Alegre, não é diferente. Por isso, pretendemos dar muita atenção a este tema. E não vamos aceitar serviço mal feito. Serei o fiscal número um dos trabalhos porque conheço a dificuldade enfrentada pelos cidadãos” - prefeito Sebastião Melo.

São obras estruturais, com projeto e diagnóstico prévio, que identificam as deficiências estruturais. As intervenções mais profundas são realizadas onde é necessário e há restauração de toda a superfície do asfalto. O secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, destaca a importância do trabalho. "O inicio desses serviço de recuperação estrutural irá proporcionar melhorias para essas importantes avenidas e estradas da nossa cidade, prevenindo problemas futuros", frisa o secretário.

Lotes

Nas Avenidas Cavalhada, Eduardo Prado, Juca Batista e Nilo Peçanha o investimento é de R$ 21.810.532,35 e o prazo de execução da obra pelo Consórcio Sultepa-Conpasul é de 18 meses. A intervenção prevê outros serviços, como execução de 277 rampas de acessibilidade; implantação de pavimento rígido (placas de concreto), em 49 pontos de paradas de ônibus; serviços de drenagem, com implantação de 18 bocas de lobo, limpeza de 6.372 metros de rede e 464 bocas de lobos existentes.

Nas Estradas Edgar Pires de Castro e Costa Gama e Avenidas Juca Batista e Principal da Ponta Grossa, o valor de investimento de R$ 16.413.616,71 e o prazo de execução pelo Consórcio GIOVANELLA/COESUL é de 12 meses. Para este lote, estão previstas 48 rampas de acessibilidade, implantação de pavimento intertravado (blocos de concreto) em 23 pontos de paradas de ônibus, serviços de drenagem, com implantação de 8 bocas de lobo, limpeza de 14.346 metros de rede e 120 bocas de lobos existentes.

"Desde que assumimos, o prefeito nos deu a incumbência de cuidar da infraestrutura da cidade. Temos feito isso dialogando com os principais interessados: os prestadores de serviços, a gestão, e os porto-alegrenses. Através da transversalidade e do trabalho conjunto, devolveremos a autoestima do porto-alegrense, cuidando da nossa cidade”, destaca o secretário de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.

Também participaram do ato de assinatura dos contratos o vice-prefeito Ricardo Gomes, além de representantes dos consórcios que serão responsáveis pelas obras.

Marcelo Noms

Elisandra Borba