Prefeitura declara jornal Correio do Povo patrimônio histórico-cultural
O prefeito Sebastião Melo sancionou nesta segunda-feira, 11, a lei que reconhece o jornal Correio do Povo patrimônio histórico-cultural do município de Porto Alegre. De autoria do vereador Carlo Carotenuto, o projeto de lei 108/25 foi aprovado pela Câmara Municipal em junho deste ano. O ato de sanção ocorreu durante esta manhã, na sede do jornal, localizada na rua Caldas Júnior, no Centro Histórico.
“Grandes marcos da história de Porto Alegre e do Rio Grande estão registrados nas páginas do Correio do Povo, incluindo guerras e outros tantos momentos marcantes da política brasileira. Dar voz aqueles que pensam diferente é o que faz o verdadeiro jornalismo e esta empresa sempre teve papel crucial na defesa da democracia e da liberdade de imprensa. Particularmente, diria que é um patrimônio histórico-cultural do Brasil, com um prédio icônico, localizado no Centro da cidade, que nos últimos anos passou por grandes transformações” - Prefeito Sebastião Melo.
A proposta considera o impacto cultural e informativo do jornal. Fundado em 1° de outubro de 1895, se destacou ainda por seu compromisso com a imparcialidade. Durante sua trajetória, o Correio do Povo não apenas noticiou fatos, mas também influenciou o debate público e a formação da opinião da sociedade gaúcha.
De acordo com o presidente do Correio do Povo, Marcelo Dantas, o ato também marca os 130 anos de existência do veículo, que será celebrado em outubro. “Esperamos, ainda neste ano, digitalizarmos e colocarmos à disposição os acervos dos quatro títulos que Correio do Povo, incluindo a Folha da Tarde, a Folha da Manhã e a Folha Esportiva. Para a próxima etapa, faremos o mesmo com o acervo de fotografia, que é muito mais rico”, afirmou.
Lissandra Mendonça