Prefeitura intensifica ações de combate à dengue na Capital
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prosseguem com ações para conter a transmissão da dengue na Capital. Nesta sexta-feira, 9, agentes de combate a endemias percorreram ruas e residências do bairro Partenon para identificar focos do mosquito Aedes Aegypti e informar os moradores sobre os cuidados com a doença. O prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, acompanharam o trabalho.
Além disso, a prefeitura confirmou ajuda do Exército no combate à dengue. Um efetivo composto por 80 militares, divididos em 20 grupos, se somará aos 80 agentes de combate a endemias e, em conjunto, trabalharão nos territórios da Capital. Após capacitação, que será realizada pela Vigilância em Saúde na próxima semana, as equipes vão às ruas para detectar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti.
"Queremos fazer um apelo a todos os porto-alegrenses para que aceitem a visita dos nossos agentes de saúde. São pessoas preparadas para contribuir e orientar de forma correta. Também pedimos a conscientização da população. A dengue é uma doença perigosa, que traz muitos sintomas, e se não tratada de forma correta pode até levar a morte. O combate ao mosquito começa dentro de casa com os cuidados e apoio de cada um de nós" - Prefeito Sebastião Melo.
“Nosso pedido é que a população cuide do seu pátio, principalmente para não deixar água parada que possa acumular no pratinho de plantas, em vasos, ralos, pneus, calhas ou tampas de garrafas”, diz o agente de combate a endemias, Ermelindo Lopes. Dez minutos por semana são suficientes para revisar o pátio e retirar potes e outros recipientes.
É importante que os moradores permitam o acesso dos agentes no pátio das residências para realizar a vistoria. Os profissionais estão devidamente identificados com colete azul, crachá e matrícula. Se tiver dúvidas, a opção é entrar em contato pelo 156. No caso de sintomas como febre alta de início repentino, dor abdominal e nas articulações e manchas vermelhas na pele, a orientação é procurar atendimento de saúde e manter a hidratação constante.
Porto Alegre contabiliza 51 casos de dengue neste ano. Do total, 31 foram contraídos na cidade (casos autóctones), 13 são importados (infecção fora da cidade) e sete não têm local de infecção determinado.
O total de casos suspeitos notificados à Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis chega a 911 no período. Em 2023, no mesmo período, foram 95 notificações e cinco casos confirmados. Os dados estão no boletim epidemiológico publicado quinta-feira, 8, pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
Confira alguns cuidados necessários:
Não deixe água parada em calhas e pratos de plantas
Troque a água dos pets com frequência
Use cloro nas piscinas
Escove a parte interna da caixa d’água, tanques e outros objetos que acumulem água
Vire de cabeça para baixo garrafas e vasilhas que possam acumular água
Não acumule lixo ou entulhos
Outras informações podem ser obtidas no site Onde está o Aedes?
Leia mais:
Porto Alegre registra 51 casos de dengue neste ano
Lissandra Mendonça