Prefeitura lança Plano de Segurança Viária em ação na Ilha da Pintada

10/12/2022 14:18
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Prefeito Sebastião Melo participou da atividade

A prefeitura lançou neste sábado, 10, o Plano de Segurança Viária Sustentável durante blitz do programa Mais Comunidade, na Ilha da Pintada. O lançamento foi marcado por diversas atividades na Praça Salomão Pires, todas com o foco de chamar a atenção da população para a importância de um comportamento seguro no trânsito. Nos 11 primeiros meses deste ano, 65 pessoas perderam a vida em razão de acidentes na Capital, uma a menos que no mesmo período do ano passado. 

Durante o lançamento, o prefeito Sebastião Melo, acompanhado do secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, e do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires, fez a pintura de uma faixa de segurança, parte do projeto de qualificação da sinalização viária da região. Também realizou a entrega do Manual do Educador para o secretário municipal adjunto de Educação, Mário de Lima. 

“A mobilidade humana é um dos maiores desafios das cidades que precisamos enfrentar. O Plano de Segurança Viária estabelece as principais ações para os próximos anos. As metas lançadas aqui vão nos ajudar a encontrar o caminho certo para alcançar os objetivos” - Prefeito Sebastião Melo. 

Diretrizes- Instituído pelo decreto 21.652, o Plano de Segurança Viária estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança no trânsito. Segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030: assegurar prioridade ao pedestre no uso dos espaços públicos e proporcionar melhoria nas condições urbanas da população no que se refere à mobilidade e à acessibilidade. 

Entre as ações previstas destacam-se atividades educativas, de fiscalização e de qualificação viária. Elas estão divididas em curto, médio e longo prazo. “ Esse é um compromisso que estamos assumindo ao criar metas bem definidas que, com ações educativas e a qualificação da sinalização viária, pretendemos alcançar rapidamente. Para avançarmos, entretanto, é fundamental que se some ao esforço do governo o comprometimento da sociedade com um comportamento seguro no trânsito”, salientou Castro Júnior. 

Atividades - Durante a manhã, a equipe da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) realizou atividades de conscientização sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito. Na praça em que houve as atividades, a Gerência de Sinalização Viária levou travessias de pedestres, semáforos, e diversos itens de sinalização em tamanhos reduzidos para reproduzir um ambiente urbano e orientar sobre as regras de circulação nas vias. Também  foi colocado no local um ônibus com adesivos nos chamados pontos cegos, para mostrar os locais  em que o motorista do ônibus não consegue enxergar veículos menores, como bicicletas, motos e carros. 

“Cada uma das ações que colocamos à disposição da população somadas ao material informativo da campanha A Gente Vive a Gente Cuida que entregamos mostra que é fundamental que cada pessoa seja sensibilizada e entenda que todos somos responsáveis pela segurança no trânsito, seja enquanto motoristas, ciclistas ou pedestres”, reforçou Ramires.  

Manual do educador - A cartilha desenvolvida pela Escola Pública de Mobilidade da EPTC está inserida no acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Mobilidade Urbana (Smmu), através da EPTC, e a Secretaria de Educação (Smed). É direcionada para que os professores possam trabalhar o tema da mobilidade nas escolas. 

O acordo tem como objetivo inserir o tema do trânsito no currículo escolar do município de forma transversal e continuada durante o ensino fundamental. Para acessá-lo clique aqui

 

Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes