Prefeitura monitora serviços durante greve nacional

14/06/2019 09:21
Denise Righi/SMSEG PMPA
SEGURANÇA
Equipe do Ceic acompanha ações através de câmeras instaladas em diversas regiões

A prefeitura realiza monitoramento dos serviços afetados pela greve nacional nesta sexta-feira, 14. O transporte público funciona normalmente desde as primeiras horas da manhã. No fim da madrugada, as garagens dos consórcios de ônibus e da Carris foram bloqueadas, e a Brigada Militar precisou intervir para liberação. Também houve bloqueios momentâneos de algumas vias importantes, como avenida Bento Gonçalves, Cavalhada e Teresópolis, que também foram liberadas a pedido da BM. Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação estão nas ruas para garantir a circulação.

Na Carris, foram registrados dois casos de apedrejamento, ambos nas laterais dos veículos e sem feridos. Um plano de contingência, planejado pela área de segurança da Companhia e implantado em conjunto com Operação e unidades de apoio, garantiu que os colaboradores dos primeiros horários chegassem até a garagem para realizar o transporte da população. 

Na Saúde, a Unidade Modelo está atendendo com menos de 20% dos servidores. Não estão sendo aplicadas vacinas neste início da manhã. As demais unidades estão sendo avaliadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A secretaria informa que os profissionais estão sendo convocados por telefone pelas chefias e depois por Diário Oficial, caso não compareçam ao trabalho.  Até as 9h, 17 unidades de saúde estavam sem atendimento ao público.

Na Educação, das 99 unidades da rede pública estatal, cinco estão sem atendimento devido à greve: as escolas municipais de educação infantil Maria Marques Fernandes (129 alunos), na Lomba do Pinheiro, e da Vila Tronco (114 alunos), no bairro Santa Tereza, e as de ensino fundamental Monte Cristo (1.028 alunos), na Vila Nova, Gabriel Obino (673 alunos), bairro Cascata, e Gilberto Jorge (182 alunos), no bairro Ipanema. Não há paralisação na rede pública não estatal.

Até o momento, serviços de abastecimento e limpeza urbana não foram prejudicados.

O Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) está totalmente voltado para a análise de ações através das câmeras instaladas nas diversas regiões da cidade. Os locais e serviços públicos municipais receberam acréscimo no patrulhamento e monitoramento da Guarda Municipal, com reforço das demais guarnições de áreas. A Ronda Ostensiva Municipal (Romu) está em alerta para a necessidade de intervenção.

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) cancelou os espetáculos programados na Sala Ãlvaro Moreyra, Milhões Contra Um, às 20h, e Teatro Renascença, Dispositivo Gaivotas, às 20h30. Também estão canceladas para o público as programações nas Pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli. O expediente interno segue normal.

Elisandra Borba

Fabiana Kloeckner