Prefeitura retoma a primeira das sete obras de escolas paradas há mais de dez anos
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) assinou, nesta terça-feira, 25, a ordem de inÃcio da retomada da obra de construção da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Moradas da HÃpica, no bairro HÃpica. Paralisada há 13 anos, a escola receberá um investimento aproximado de R$ 6,3 milhões, sendo que mais de 80% deste valor é recurso próprio da prefeitura e, o restante, proveniente do Fundo Nacional de Educação.
A previsão de conclusão é de 12 meses, e a unidade terá capacidade para atender até 224 crianças em dois turnos ou 112 crianças em perÃodo integral.
"Trabalhamos diariamente na construção de medidas que ampliem o número de alunos dentro das salas de aula. Reduzimos o déficit de vagas na educação infantil em 40%, ampliamos o horário de funcionamento das escolas, criamos uma gratificação para os servidores e qualificamos os espaços para receber nossas crianças. Concluir as obras inacabadas é mais um avanço significativo para, juntos, construirmos a Porto Alegre das nossas vidas" - Prefeito Sebastião Melo.
O projeto original da Emei prevê oito salas de aula, pátio coberto, sanitários, recepção, secretaria, direção, sala de reuniões, almoxarifado, sala multiuso, laboratório, coordenação, refeitório, cozinha, despensa, vestiários, lavanderia e depósitos. Com a retomada, o prédio passará por reforma e ampliação completas, incluindo demolições parciais e reforços estruturais indicados nos projetos atualizados.
"Por mais de uma década, essas estruturas ficaram abandonadas, causando um desperdÃcio de dinheiro público e prejudicando a comunidade da região. Hoje, mostramos que, com responsabilidade e planejamento, é possÃvel virar a página. Estamos retomando uma obra que deveria estar funcionando há muitos anos e assumindo o compromisso de entregar todas as demais", afirmou o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal.Â
Retomadas - A Moradas da HÃpica é uma das sete escolas com obras paradas há mais de uma década e que serão retomadas até o final de 2026. Em setembro deste ano, foram publicados os editais de licitação para a contratação das empresas responsáveis pela recuperação de duas unidades: a Emei Moradas da HÃpica e a Emei Raul Cauduro - esta última já com licitação homologada e inÃcio das obras previsto até o final de 2025.
Outras cinco escolas devem ter obras retomadas ao longo de 2026, após análise e/ou elaboração dos projetos complementares:
- Emei Colinas da Baltazar (Parque Santa Fé)
- â Emei Jardim Leopoldina II (Jardim Leopoldina)
- â Emei Clara Nunes (entre Restinga e Lageado)
- â Emei Jardim Urubatã (Aberta dos Morros)
- â Emei Loteamento Ana Paula (Restinga)
Bianca Dilly