Prefeitura segue monitorando chuva que já passa de 43 milímetros no final de semana
Equipes da Prefeitura de Porto Alegre seguem monitorando a chuva do final de semana e preparadas para agir em caso de novas ocorrências nas próximas horas. Da meia-noite de sábado, 15, até as 17h deste domingo, 16, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 43,4 milímetros de chuva na área do Jardim Botânico. O nível do Guaíba, às 16h15, estava em 2,57 metros, conforme a régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e Agência Nacional de Águas (ANA). A cota de alerta é de 3,15 metros e a de inundação, 3,60 metros.
O prefeito Sebastião Melo esteve, neste domingo, no Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Prefeitura de Porto Alegre, onde acompanhou a situação do dia. Melo ressaltou que a prefeitura segue em estado de alerta para atuar prontamente em caso de necessidade.
“Felizmente choveu menos do que estava previsto no final de semana. Vamos continuar vigilantes durante a noite e ao longo desta segunda, diante dos alertas climáticos, com equipes mobilizadas na limpeza de bairros prioritários, desobstrução de redes de drenagem e funcionamento das casas de bombas”, reforçou o prefeito.
Dmae - Das 23 Estações de Bombeamento de Água Pluvial (Ebaps) do Dmae, 22 estão em operação (a exceção é a número 21). Mas a água que deveria ser bombeada pela 21 entra na rede de drenagem e escoa até a Ebap 10, que está operando. No total, 14 Ebaps ainda estão com apoio de geradores.
O órgão não registrou ocorrências de queda de luz ou inundações no final de semana. Além disso, equipes do Dmae trabalharam de Norte a Sul, realizando a limpeza das redes de drenagem para minimizar os impactos da chuva. A região do bairro Floresta foi uma das beneficiadas com o trabalho de caminhões supersugadores. O Dmae conta com quatro desses veículos de alta capacidade, além de diversos hidrojatos normais.
Trânsito - A EPTC registrou duas ocorrências em razão da chuva neste domingo. Trata-se de um bloqueio por acúmulo de água na esquina entre a rua Voluntários da Pátria e a avenida Sertório e um semáforo fora de operação na esquina entre a rua José de Alencar e a avenida Erico Verissimo.
Saúde - Os atendimentos em saúde previstos para a antiga praça do Sesi, no bairro Humaitá, foram transferidos para a sede do CTG Vaqueanos da Tradição, no mesmo bairro, neste domingo. A mudança ocorreu em razão da chuva e baixa demanda da estrutura.
Limpeza Urbana - A força-tarefa de limpeza pós-enchente atuou em 14 locais de Porto Alegre. Mais de mil garis participam da mobilização, que acontece desde 6 de maio e já retirou 67,8 mil toneladas de resíduos das ruas da Capital.
Leia mais:
Limpeza pós-enchente chega a 14 locais neste domingo
Andrea Brasil