Prorrogação da isenção da tarifa de água a consumidores carentes faz parte de pacote enviado à Câmara
O Executivo Municipal enviou 12 projetos de lei, na manhã desta segunda-feira, 30, para a Câmara de Vereadores. As medidas tratam de diferentes temas, como a sequência da reforma da previdência (adequando-a às legislações federal e estadual), inovação, área social, gestão e pessoal, parcerias público-privadas, patrimônio e saúde.
Os projetos representam a continuidade de uma série de medidas de reestruturação,  concretizadas desde 2017, e concluem um ciclo de mudanças que está deixando um legado para a cidade. O governo também reforça com esta iniciativa o compromisso da gestão de propor projetos para a qualificação dos serviços públicos da Capital até o final do mandato.
Uma das iniciativas prevê a extensão do prazo de isenção das tarifas de água e esgoto aos consumidores beneficiados pela tarifa social até dezembro. A isenção está em vigor desde abril e foi adotada para auxiliar as pessoas de baixa renda, minimizando os prejuÃzos da paralisação das atividades econômicas causados pela pandemia do coronavÃrus.
Projetos enviados:
1 - Altera a Lei nº 9.875/2005, que que dispõe sobre o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas, disciplinando a criação do Fundo de Garantia de Parceria Público-Privada Municipal.
2 - Mudança na Previdência, com equiparação à lei federal aprovada após reforma feita pelo MunicÃpio em relação ao valor do benefÃcio e escalonamento de alÃquotas.
3 - Mudança na Previdência, com equiparação à lei federal aprovada após reforma feita pelo MunicÃpio em relação à idade mÃnima e ao tempo de contribuição para aposentadoria.
4 - Altera pensão por morte (lei ordinária regulamentado a pensão). Propõe que a pensão seja equivalente a uma cota familiar de 50% do valor da aposentadoria, acrescida de cotas de 10 pontos percentuais por dependente, até o máximo de 100%.
5 - Inovação: prevê a estruturação de sistemas, mecanismos e medidas de incentivo e apoio à inovação e à pesquisa cientÃfica e tecnológica no MunicÃpio.
6 - Extensão do prazo de isenção das tarifas de água e esgoto aos consumidores beneficiados pela tarifa social até dezembro.
7 - Altera a Lei nº 9.329/03, que institui a CIP. Altera a data limite de repasse da CIP (CEEE para o MunicÃpio).
8 - Altera a Lei nº 5.595, que institui o vale-transporte, para que seja concedido ao servidor apenas o que for ser efetivamente utilizado. Atualmente, o MunicÃpio concede 50 passagens mensais, indiscriminadamente.
9 - Altera a Lei nº 12.605, de 2019, que, autoriza o Executivo a contratar operação de crédito junto ao BNDES e BRDE.
10 - Autorização para o MunicÃpio receber imóvel via doação, com encargos, do imóvel onde está o equipamento hospitalar do Hospital Restinga e Extremo-Sul.
11 - Saúde: Atende a orientação do Tribunal de Contas e Ministério Público. O projeto dispõe sobre o Fundo Municipal de Saúde (FMS), revogando a Lei nº 296, de 1993.
12 - Projeto que estende a vigência da alÃquota de 2% do ISS para os serviços de pesquisa e desenvolvimento na área de tecnologia em saúde; estende a vigência da isenção de IPTU e de ITBI para empresas de base tecnológica, inovadoras e de economia criativa localizadas nos Bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos, e estende a vigência do prazo para solicitação do parcelamento do ITBI. Trata-se de manutenção de benefÃcios já vigentes e que se encerram no final do presente ano.
Fabiana Kloeckner