Revitalização da Fonte Talavera será entregue em 60 dias
Começou nesta terça-feira, 9, a revitalização da Fonte Talavera de la Reina e o entorno dela, a Praça Montevidéu, localizada em frente a Prefeitura de Porto Alegre. O prefeito Sebastião Melo acompanhou o início dos trabalhos.
“O gestor tem que ter alma de artista. Embelezar a cidade é elevar a alma da cidade e a Fonte Talavera é um importante cartão postal de Porto Alegre. Externo o nosso reconhecimento e agradecimento aos parceiros que assumiram está revitalização em frente ao Paço Municipal. Que está obra estimule outros parceiros empreendedores da cidade” - Prefeito Sebastião Melo.
A obra foi doada pelo Grupo Zaffari e a Incorporadora e Construtora Melnick. Serão investidos pelas duas empresas aproximadamente R$ 200 mil para a reforma do espaço. A previsão é que a obra seja concluída em aproximadamente 60 dias. Serão executados o reposicionamento do gradil existente, a substituição da Pedra Portuguesa ao redor da fonte e do ladrilho hidráulico deteriorado, um novo paisagismo, pintura de seis refletores e dois postes de iluminação, entre outros serviços.
“A Melnick tem como uma das missões o olhar para a cidade. Quando vimos essa questão no Centro Histórico, local que é um cartão postal da cidade tão degradado, entendemos junto com a Companhia Zaffari que seria interessante, dentro dessa força que temos, contribuir para a cidade fazendo essa recuperação da Fonte”, explicou a gerente de lançamentos da construtora, Claudia Lima.
O termo de doação foi assinado pelas duas empresas na semana passada e a obra agilizada para começar hoje. “A Fonte Talavera é um ponto histórico e vale a intenção de começar por ela um processo de revitalização que nos próximos anos será realizado com a participação das empresas, dos empreendedores e da própria população”, diz o diretor do Grupo Zaffari, Claudio Zaffari.
Para o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, esta revitalização é um grande marco no projeto da gestão de qualificar os espaços do Centro Histórico. “Este é um patrimônio não só da Capital como do Rio Grande do Sul, que infelizmente acabou se degradando ao longo de décadas. Agora, vamos ter a oportunidade de devolvê-lo aos porto-alegrenses”, enfatizou.
Mais doações: O chamamento público aberto pela Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), em fevereiro, ainda prevê a reforma das escadas da entrada do Paço Municipal e a calçada do entorno. Até o dia 31 de março, outros interessados poderão contribuir com o Município na realização das melhorias que ainda dependem de doação. As propostas podem ser encaminhadas pelo e-mail parcerias@portoalegre.rs.gov.br, com o preenchimento da ficha disponível no edital e a documentação especificada.
As doações serão aceitas com base na cronologia de apresentação da intenção de doar. Como contrapartida, o poder público poderá autorizar a inserção do nome do doador na obra coberta por ele ou de material de divulgação, no caso de empresas, obedecendo às restrições legais aplicáveis a cada situação.
“ A parceria entre o público e o privado é o caminho para termos espaços de maior qualidade na cidade. Queremos estimular que cada vez mais empresas, instituições e a sociedade civil possam se engajar nesse projeto e auxiliar o município na construção de uma Porto Alegre melhor para todos”, afirmou a secretária de Parcerias Ana Pellini.
Estiveram presentes também o diretor do Grupo Zaffari, Claudio Zaffari, o assessor técnico da Área de Expansão do Grupo Zaffari, Garipô Selistre, e o diretor de contratualizações da SMP, Pedro Meneguzzi.
Elisandra Borba