Revitalização do 4º Distrito deverá agregar exemplos de inovação do Distrito 22@ Barcelona

07/10/2021 14:58
Luiz Otávio Prates/Especial PMPA
EXECUTIVO
Comitiva conheceu o distrito que fica localizado no sudeste de Barcelona

A transformação urbana e econômica mundialmente conhecida como 22@ Barcelona esteve no roteiro pelo circuito de inovação da comitiva de Porto Alegre nesta quinta-feira, 7, na capital da Catalunha. O prefeito Sebastião Melo, secretários municipais e representantes das universidades da Capital visitaram o distrito de 200 hectares de antigos terrenos industriais no sudeste da cidade e também conheceram a agência de desenvolvimento Barcelona Activa e a fábrica de criação Hangar.

No 22@, o tour foi guiado por um dos idealizadores do projeto, o especialista em revitalização urbana Josep Piqué, que é parceiro de Porto Alegre e consultor do programa de revitalização do Centro Histórico - Centro +. Piqué também é mentor do projeto que transformou Medellín, na Colômbia.

“A área que há 30 anos recebeu a revolução do distrito 22@ guarda muitas semelhanças com a degradação econômica e urbanística que vemos no 4º Distrito, ainda que já existam iniciativas de retomada em Porto Alegre que começam a prosperar.  É hoje a área na Catalunha é um dos polos mundiais de inovação, inovação, tecnologia e economia criativa, produzindo talentos e com foco na indústria da inteligência. Esse contato próximo com a experiência abre os olhos do gestor diante da riqueza de soluções que podem ser adaptadas à nossa realidade”, avalia Melo. 

O 22@ foi assim desenvolvido como um novo lugar para a inovação urbana, econômica e social. O planejamento urbano foi guiado pelo princípio da “cidade compacta”, que vincula o planejamento de alta densidade à eficiência ambiental e melhoria da qualidade de vida. 

“Governos, universidades e o empresariado se uniram para a mudança que vemos aqui, em movimento semelhante à união no Pacto Alegre. Sem dúvida temos o que aprender e importar com essa transformação urbana, como por exemplo quanto ao tratamento oferecido às empresas incubadas e à atenção e acompanhamento dos empreendedores”, reforça o prefeito.

Barcelona Activa - A agência de desenvolvimento é ligada à prefeitura de Barcelona. A atuação é baseada na agenda econômica Barcelona Green Deal, a nova estratégia municipal para recuperar a economia da cidade, com as prioridades de reter e formar talentos, facilitar a atividade econômica e atrair mais e melhores investimentos; e no PAM , o Plano de Ação Municipal extraordinário em resposta à pandemia, planejado para o período 2020-2023.

A agência aposta na promoção dos seguintes setores considerados estratégicos: economia digital, indústrias criativas e culturais, saúde e bio, esporte (tecnologia esportiva) e alimentos (tecnologia alimentar), Indústria 4.0, economia azul e economia verde, economia de proximidade e economia do visitante - comércio e restaurantes. Em 2020, foram atendidas mais de 27 mil pessoas por meio de serviços e programas de emprego e mais de 20 mil empresas.

Fábrica de criação - A fábrica de criação Hangar.org é um centro de pesquisa e produção artística, que oferece suporte aos artistas. Em Barcelona, são 10 fábricas de criação, em diferentes campos de atuação. Financiado principalmente pelo Governo da Catalunha e pela Câmara Municipal de Barcelona, o Hangar apoia artistas plásticos e criadores no processo de produção artística, facilitando acesso a equipamentos, instalações, assistência à produção e um contexto adequado para experimentação e transferência de conhecimento. 

A sede fica no complexo Can Ricart, um ambiente industrial no bairro de Poblenou em Barcelona. São 2.600 m² entre armazéns e edifícios que incluem laboratórios, estúdios, escritórios, palco e também dormitórios.

Ao final do dia, a comitiva visitou ainda o Museu del Disseny de Barcelona, que reúne acervos do Museu de les Arts Decoratives (artes decorativas e desenho industrial), do Museu de Ceràmica (cerâmica), do Museu Têxtil i d'Indumentària (têxteis e vestuário) e do Gabinet de les Arts Gràfiques (artes gráficas) da cidade. São mais de 70.000 objetos preservados e reunidos na sede no edifício Disseny Hub Barcelona na Plaça de les Glòries. O museu abriga o Centro de Documentação, um espaço de consulta e pesquisa especializado em artes decorativas e design (gráfico, industrial, têxtil, espacial, moda e serviços).

Comitiva - Além do prefeito, integram a comitiva da Prefeitura de Porto Alegre os secretários municipais de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, de Comunicação, Luiz Otávio Prates, e o diretor de Relações Internacionais, Ricardo Sondermann. O superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Jorge Audy, e o pró-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Gerald Jotz, também acompanham as agendas de inovação.

Leia mais:

Barcelona: Prefeito busca referências de estímulo ao empreendedorismo em projeto catalão

Porto Alegre sediará o South Summit 2022, um dos maiores eventos de inovação do mundo

Comitiva da prefeitura acompanha abertura do South Summit na Espanha

Melo fortalece parcerias para trazer novos investimentos para Capital

Melo propõe redução de ISS de call center para atrair investimentos

Prefeitura começa missão conjunta na Espanha nesta segunda

 

 

Carolina Seeger

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes