Seminário do OP discute participação popular em políticas sociais

22/08/2019 22:23
Cesar Lopes/PMPA
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Debates do segundo dia do encontro começaram na sede do BRDE

No segundo dia do Seminário Internacional 30 Anos do Orçamento Participativo (OP), os integrantes debateram, na sede do BRDE, sobre o tema Reunião Conjunta nas Unidades Temáticas: Gestão, Participação e Desenvolvimento Social das Mercocidades. O encontro teve como objetivo o entendimento da aplicabilidade de políticas sociais com base em processos de participação.

À tarde, um grupo fez uma visita técnica a comunidades de Porto Alegre, saindo do Mercado Público em direção à região Centro-Sul e seguindo para as regiões Lomba do Pinheiro e Nordeste. O destino final foi na Orla do Guaíba.

Em evento no Paço Municipal, no início da noite, o prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou a importância do OP para a cidade. “Somos muito gratos pelas presenças de vocês em Porto Alegre, pelas experiências que levaram daqui e aplicaram nas suas cidades, e por nos trazerem agora contribuições que podem nos ajudar a aperfeiçoar o nosso processo de participação, que

Cesar Lopes/PMPA
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
À tarde, um grupo fez uma visita técnica a comunidades de Porto Alegre

chamamos aqui de Orçamento Participativo", disse Marchezan. 

Segundo o prefeito, o OP deve ser uma ferramenta de transformação, e não de contenção de demandas. "Não uma ferramenta de manutenção de políticos ou de politicas no poder, mas de transformação da nossa cidade e da qualidade de vida dos nossos habitantes”, defende. 

O seminário se encerra no sábado, 24, quando haverá apresentações culturais na Orla do Guaíba a partir das 14h. Para as 17h30, está previsto um Parabéns a Você em homenagem aos 30 anos do Orçamento Participativo.

Entre os convidados, estão representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Estão presentes também o diretor do Orçamento Participativo da Prefeitura de Córdoba (Argentina), Hector Luis Dastoli; o coordenador geral de Relações Internacionais da Prefeitura de Puerto Montt (Chile), Claudio Sule Fernández; Miguel Angel Pereira Bujater (Prefeitura de Montevidéu, Uruguai); Rocío Gonzalez (Prefeitura de Rosário, Argentina);  Simon Langelier (Montreal, Canadá); Santiago Uribe (Medellín, Colômbia); Borja Pietro (Prefeitura de Madri, Espanha); e Nelson Dias (Banco Mundial), entre outros. 

O OP destaca-se por ser um processo dinâmico em que os porto-alegrenses indicam prioridades de investimentos a serem feitos pela prefeitura. É um mecanismo governamental que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre o orçamento público. Porto Alegre já é referência internacional em democracia participativa e gestão pública urbana por ter sido pioneira na implementação desse sistema, em 1989. Agora, é também a primeira cidade brasileira a adotar a plataforma digital do Orçamento Participativo, para votação eletrônica.  

  

 

Camila Ferro

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes