Usina de produção de asfalto do Sarandi entra em operação nesta quinta

13/05/2021 08:40
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo assinou ordem de início nesta quarta-feira; usina começa a funcionar na quinta

A prefeitura concluiu mais uma etapa importante para melhorar a qualidade das vias de Porto Alegre. O funcionamento da Usina do Sarandi, na Zona Norte, começa nesta quinta-feira, 13. Nessa quarta-feira, 12, foi assinada a ordem de início para a operação da usina. 

Em 5 de abril, o prefeito Sebastião Melo já havia firmado contrato unificado de conservação asfáltica na unidade Restinga. Com as duas usinas, a produção prevista pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) é de até 90 mil toneladas de asfalto por ano, dependendo da capacidade de investimento da prefeitura.

“No Sarandi, estamos retomando um importante serviço para garantir a conservação da cidade. A empresa Planaterra assumirá os serviços na usina após ter vencido a licitação. Em seguida a região norte já sentirá as melhorias na conservação das vias. O contrato irá mudar de forma estrutural a nossa Porto Alegre”, destacou o prefeito Sebastião Melo.

O município possui cerca de 2,8 mil quilômetros de vias, que vão ter serviços de conservação emergencial, padrão e permanente para diminuir buracos das ruas, avenidas e estradas. Também está previsto um trabalho preventivo, que nunca foi feito, em aproximadamente 222 mil metros quadrados, com uso de lama e micro revestimento asfáltico. O objetivo é atender áreas que estão em fase inicial de degradação, rejuvenescendo o pavimento e reduzindo a propagação acelerada dos problemas causados pela chuva e pelo tráfego.

"Estudos mostram que precisamos levar melhorias para a rua Dona Margarida, avenidas Farrapos, Assis Brasil, Sertório, assim como outras secundárias que são de extrema importância para a região. Seguimos trabalhando para melhor atender o cidadão", disse o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.

Contratos unificados - No fim de fevereiro, a prefeitura assinou dois novos contratos para a conservação e manutenção asfáltica de ruas e avenidas. Para a realização dos serviços, foram feitos estudos para mudar a estratégia de execução e realizados dois processos de licitação.

A empresa Planaterra venceu a concorrência. Com os novos contratos, o atendimento e a qualidade da manutenção e conservação asfáltica serão ampliados. Antes do novo modelo, a prefeitura gerenciava sete contratos de conservação asfáltica, que passam a ser unificados.

A contratada ficará responsável pela operação e manutenção das usinas de asfalto, gestão dos caminhões térmicos, aquisição de insumos do sistema de operação, óleo BPF e diesel, aquisição de insumos do CBUQ, pó de pedra e areia.

A exceção é o cimento asfáltico de petróleo (CAP), que fica de responsabilidade da prefeitura. O principal objetivo é reduzir, ao longo dos próximos anos, a necessidade de conservação emergencial (tapa-buraco).

A empresa fará execução dos serviços de conservação emergencial, conservação padrão, permanente e preventiva. Também estão previstos a execução de base e sub-base da estrutura do pavimento, nivelamento de meio-fio e tampas de poços de visitas e limpeza de redes de drenagem nas áreas onde for realizada a conservação asfáltica e houver necessidade desses serviços complementares.

Você sabia?

A conservação padrão tem como objetivo a recomposição de faixas de tráfego e áreas degradadas de maior extensão, aumentando a durabilidade dos serviços executados. Trata-se de uma nova camada de asfalto em áreas previamente fresadas (processo de remoção do asfalto defeituoso).

 A conservação permanente é executada em vias não pavimentadas e tem como finalidade reduzir os custos e aumentar a durabilidade dos serviços. Aplica-se uma camada de asfalto sobre uma base em saibro compactada e imprimada, em vias de pequena extensão e largura e baixo volume de tráfego.

 

 

 

 

Lucas Rivas e Marcelo Noms

Andrea Brasil