Conselho para Enfrentamento à Covid-19 debate prejuízos às crianças sem aulas presenciais
O Conselho Multissetorial para o Enfrentamento à Covid-19 (Comue-Covid) reuniu-se, na tarde desta sexta-feira, 9, para sua videoconferência semanal. Foram debatidos o cenário epidemiológico, avanço da vacinação e o retorno seguro às aulas. A reunião foi coordenada pelo vice-prefeito Ricardo Gomes.
Convidadas pelo secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, as médicas Larissa Enéas e Larissa Durães apresentaram dados que mostram os problemas causados pelo fechamento das escolas às crianças. Entre os danos, estão a evasão escolar, alimentação deficiente e até abusos.
O vice-prefeito ressalta a preocupação da prefeitura com a manutenção do fechamento das escolas. “No futuro, teremos que estudar o déficit cognitivo e de socialização causado a essas crianças neste período. Sem contar os riscos a que estão expostas muitas vezes fora do ambiente escolar.”
Na sequência, a Secretaria da Saúde apresentou os dados atuais da situação epidemiológica em Porto Alegre, que tem reduzido gradualmente, nos últimos dias, o número de atendimentos em emergências e internações em hospitais. A vacinação, em contrapartida, tem ampliado a cada dia a faixa de idade abrangida. Quase 300 mil doses de vacina já foram aplicadas na Capital. Neste sábado, 10, serão imunizados idosos com 63 anos ou mais.
Rui Felten