Conselho para Enfrentamento à Covid-19 debate prejuízos às crianças sem aulas presenciais

09/04/2021 16:48
Alex Rocha/PMPA
EDUCAÇÃO
Entre as consequências apontadas, estão a evasão escolar e alimentação deficiente

O Conselho Multissetorial para o Enfrentamento à Covid-19 (Comue-Covid)  reuniu-se, na tarde desta sexta-feira, 9, para sua videoconferência semanal. Foram debatidos o cenário epidemiológico, avanço da vacinação e o retorno seguro às aulas. A reunião foi coordenada pelo vice-prefeito Ricardo Gomes.

Convidadas pelo secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, as médicas Larissa Enéas e Larissa Durães apresentaram dados que mostram os problemas causados pelo fechamento das escolas às crianças. Entre os danos, estão a evasão escolar, alimentação deficiente e até abusos. 

O vice-prefeito ressalta a preocupação da prefeitura com a manutenção do fechamento das escolas. “No futuro, teremos que estudar o déficit cognitivo e de socialização causado a essas crianças neste período. Sem contar os riscos a que estão expostas muitas vezes fora do ambiente escolar.” 

Na sequência, a Secretaria da Saúde apresentou os dados atuais da situação epidemiológica em Porto Alegre, que tem reduzido gradualmente, nos últimos dias, o número de atendimentos em emergências e internações em hospitais. A vacinação, em contrapartida, tem ampliado a cada dia a faixa de idade abrangida. Quase 300 mil doses de vacina já foram aplicadas na Capital.  Neste sábado, 10, serão imunizados idosos com 63 anos ou mais.

  

 

Elisandra Borba

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes