Concurso para procuradores tem provas objetivas
Está sendo realizada, durante este domingo, 16, a primeira etapa do concurso público 721, para o cargo de procurador municipal. As provas objetivas ocorrem no prédio 11 da PUCRS. Mil trezentos e vinte e dois candidatos, oriundos de 24 estados e Distrito Federal, tiveram suas inscrições homologadas e estavam aptos a prestar o exame. A abstenção na parte da manhã foi de 24,28%.
Sessenta e quatro por cento dos inscritos são do estado do Rio Grande do Sul. O segundo estado com o maior número de candidatos é o Rio de Janeiro (6%), seguido de São Paulo (5%) e Distrito Federal (3%). O percentual de negros foi de 9% e de pessoas com deficiência, de 2%.
As provas objetivas, que ocorrem até as 21 horas, são compostas por 150 questões objetivas nas áreas de Direito Processual, Direito Civil, Tributário, Direito Constitucional, Administrativo, Direito Urbano-Ambiental, Direito do Trabalho, Direito Processual Trabalhista, Direitos Difusos e Coletivos, Direito Previdenciário e Seguridade Social e Direito Financeiros.
De acordo com a coordenadora do concurso, procuradora-geral adjunta Cristiane da Costa Nery, a expectativa é de que a segunda fase seja realizada até o final deste ano, prosseguindo-se nas demais fases em 2023.
O concurso prevê cinco vagas de provimento efetivo, sendo uma reservada para pessoas negras e outra para pessoas com deficiência, bem como a formação de cadastro reserva. Além da prova objetiva, o concurso terá outras cinco etapas: prova discursiva, prática, sindicância de vida pregressa, prova oral e de tÃtulos.
Serão convocados para a prova discursiva os 400 primeiros candidatos aprovados na 1ª fase, obedecida a ordem decrescente de pontuação na prova objetiva e respeitados os percentuais de reserva de vagas para negros e pessoas com deficiência. Clique aqui para visualizar todas as informações sobre o concurso 721.
Â
Gilmar Martins