Prefeitura apresenta sistema de gestão de leitos em evento da ONU  

06/10/2022 17:09

A Prefeitura de Porto Alegre apresentou nesta quinta-feira, 6, o sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint) na 15ª Conferência Internacional sobre Teorias e Práticas de Governança Eletrônica (Icegov), evento da ONU que neste ano ocorre em Guimarães, Portugal. O Gerint é desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Clarice Porciuncula, analista técnica da Procempa e uma das responsáveis pelo desenvolvimento do sistema, apresentou as funcionalidades da ferramenta e a ampla integração com outros sistemas e dados, possibilitando uma gestão completa das internações entre os hospitais cadastrados. “Porto Alegre demonstrou que disponibiliza tecnologia de ponta e que também pode ser inspiração para outros países”, explicou Clarice. 

Jorge Osório, médico da Assessoria de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, disse que conhecer cases de outros países é muito inspirador. “Experiências de governo digital ao redor do mundo nos motivam a perseguir sempre uma melhor entrega ao cidadão. Ainda assim, comprovamos que o nosso trabalho também tem muito a agregar nos mais diferentes contextos no mundo”, apontou Osório.

Mais eficiência - O Gerint está implantado em Porto Alegre desde 2018. Com o sistema, é possível controlar as solicitações de internação em tempo real, identificando urgência dos casos e pontos de maior lotação. O objetivo é auxiliar na priorização de casos, desafogar os pronto-atendimentos e atender de forma mais ágil os mais graves. Atualmente, 100% dos hospitais da Capital e 194 hospitais do interior do Estado usam o sistema. Em média, 2,6 mil internações são reguladas ao mês em Porto Alegre e 6,4 mil no Estado. O tempo médio de espera para um leito de UTI abrangendo todos os hospitais cadastrados é de, no máximo, 20 horas. 

Icegov 2023 - A próxima edição do Icegov, em outubro de 2023, será em Belo Horizonte, no Brasil. O evento é realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, neste ano, recebeu 405 projetos de diversos países e 92 selecionados. O Brasil foi o terceiro país que mais submeteu projetos, atrás de Portugal e Estados Unidos.

 

Liana Rigon

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes