Porto Alegre já tem uma Embaixadora dos 250 anos
A Embaixadora dos 250 anos de Porto Alegre foi escolhida na tarde desse domingo, 28, no Auditório Araújo Vianna. Entre mais de 100 candidatas inscritas, a vencedora foi a fisioterapeuta de 36 anos, Kátia Suris. "Estou muito emocionada e honrada com este tÃtulo e espero representar toda a nossa cultura e todo o Estado", disse Kátia. Também foram finalistas a esteticista de 45 anos, Viviane Rodrigues, e a recepcionista de 27 anos, Paola da Silva.
O secretário Extraordinário para os 250 anos de Porto Alegre, Rogério Beidacki, observou
que inicialmente foram selecionadas 25 candidatas entre as mais de 100 concorrentes inscritas através do site por representarem a diversidade, cultura e força de suas comunidades. "Tentamos mostrar mulheres de todas as idades, etnias, profissões, regiões de Porto Alegre", disse.
A primeira atração do evento foi o músico Vinny Lacerda, que cantou uma música feita especialmente para a Capital. Logo após, as 25 candidatas desfilaram com vestido de gala para os cinco jurados convidados.
Segundo o diretor de Economia Criativa do municÃpio, Evandro Hazzy, este é um concurso diferente. "A escolha da Embaixadora dos 250 anos valorizou a mulher de verdade, que tem uma história com Porto Alegre e contribuiu para termos orgulho da nossa cidade", explicou.
Todas essas histórias e caracterÃsticas foram conhecidas pelos jurados e pelo público após o desfile. Cada uma delas se apresentou e falou sobre suas vidas e porque gostariam de representar Porto Alegre nos 250 anos.
Mais um desfile incluindo todas as participantes concluiu a fase de avaliação dos jurados, e um show da Escola de Samba União da Tinga antecipou a divulgação da Embaixadora dos 250 anos. Bateria, intérprete, mestre-sala e porta-bandeira, ala das baianas, passistas e as rainhas da Escola fizeram a festa com o público presente.
A escolha da mulher que vai representar as festas de 250 anos teve o apoio do Barco Cisne Branco, que ofereceu um passeio para as candidatas, da Mega Hair, que deu um ano de serviços estéticos para a vencedora, do App Garupa, que vai transportar a Embaixadora também por um ano, e de Laghetto Hotéis, que vai proporcionar um fim de semana em um dos hotéis da Capital para a vencedora e um acompanhante.
Também estiveram presentes o secretário-adjunto da Cultura, Clóvis André, e o secretário municipal de Governança, Cássio Trogildo, que mobilizou as subprefeituras da Capital para indicarem as participantes.
Â
Andrea Brasil