Importância da vacinação é reforçada em reunião do conselho multissetorial
Os integrantes do Conselho Multissetorial para o Enfrentamento à Covid-19 (Comue-Covid) se reuniram por videoconferência na tarde desta sexta-feira, 10, para analisar o cenário epidemiológico e, principalmente, reforçar a importância da vacinação para a imunidade coletiva e a retomada das atividades econômicas de forma segura. O encontro foi coordenado pelo secretário extraordinário de Enfrentamento ao CoronavÃrus, Cesar Sulzbach.
O diretor de Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, destaca que 94,6% da população da Capital com mais 18 de anos está vacinada com a primeira dose. O desafio, segundo Ritter, é buscar a parcela dos porto-alegrenses que ainda não completou o esquema vacinal. A prefeitura já trabalha em ações para alcançar este público e pretende avançar a imunização para jovens com 17 anos na próxima semana.
Neste sábado, 11, a prefeitura inicia a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em idosos. Segundo determinação do Governo do Estado, poderão receber a terceira dose, neste primeiro momento, apenas residentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) maiores de 60 anos e que já completaram o esquema vacinal (duas doses ou dose única, dependendo da fabricante) há, no mÃnimo, seis meses.
Gilmar Martins