Ação inédita destina corretamente erva-mate durante Acampamento
A prefeitura iniciou nesta semana uma ação inédita no Acampamento Farroupilha que irá possibilitar o correto destino da erva-mate consumida no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), instalou na segunda-feira, 10, uma composteira no piquete do Departamento para receber este tipo de resíduo. “A ação objetiva conscientizar os frequentadores do parque de que a erva-mate pós consumo é um resíduo de boa qualidade, devendo ser segregado dos outros resíduos orgânicos e dos rejeitos”, destaca a coordenadora de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, Patrícia Antunes Russo.
“A compostagem é uma técnica de grande importância para o meio ambiente ao auxiliar na redução da produção de resíduos. Além disso, o material produzido pelo reaproveitamento dos resíduos é um composto rico em nutrientes que pode ser utilizado como adubo”, explica o titular da Smams. Maurício Fernandes.
As equipes de educação ambiental da Smams e do DMLU irão visitar até o final desta semana todos os piquetes, orientando para a utilização do equipamento, com distribuição de material informativo e de um saco para o recolhimento da erva-mate. Cartazes indicando os dias e horários em que o DMLU fará o recolhimento do resíduo estão sendo afixados na área do acampamento.
A composteira pode ser utilizada por qualquer pessoa.
Gilmar Martins