Ações na Vila Nazaré já asseguraram castração de 48 animais

13/11/2019 16:00
Ari Teixeira/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
No total, já foram atendidos 48 cães

A Diretoria Geral de Direitos Animais (DGDA) encaminhou para castração, nesta quarta-feira, 13, mais 22 animais de famílias que serão reassentadas em função das obras de ampliação de pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho. No total, já foram atendidos 48 cães (machos e fêmeas) em um trabalho realizado com apoio da Unidade de Saúde Nazaré, que mantém o cadastro dos tutores que asseguraram moradia junto aos loteamentos Nosso Senhor do Bom Fim e Irmãos Maristas, construídos em terrenos cedidos pela prefeitura.

A equipe de veterinários da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) percebe que muitos desses animais são de raça e que, mesmo assim, acabam abandonadas em regiões periféricas de Porto Alegre. Outros, de grande porte foram acolhidos ainda filhotes. “Pegamos o Billy, com poucos meses. Nós o encontramos próximo à avenida Sertório e tinha características de pitbull. Agora está adulto e a castração é fundamental para poder nos acompanhar na mudança”, explica o morador Jones.

Marinheiros - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) também está atuando na região da Ilha Grande dos Marinheiros, devido às obras da nova ponte do Guaíba, com mais de uma centena de animais castrados. A iniciativa conta com o apoio da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O trabalho foi iniciado com base no cadastro realizado pela gestora do Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip Ilhas), Patrícia Salsedo, que apontou 75 animais sem dono e 258 abandonados por moradores que estão se mudando do local devido às obras da ponte do Guaíba.

  

 

Ari Teixeira

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes