Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Meio Ambiente e Sustentabilidade

Arquiteto da ONU-Habitat fala para técnicos da Smams

11/10/2019 18:24
Sérgio Louruz/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Para Acioly, ideia é construir cidades compactas, inclusivas e resilientes

SeloTécnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) participaram na tarde desta sexta-feira, 11, de uma conversa com o chefe de Capacitação e Formação Profissional da ONU-Habitat, Claudio Acioly Jr. A atividade, voltada aos profissionais que estão trabalhando na revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), ocorreu na sede da Smams, na rua Luiz Voelcker, 55, bairro Três Figueiras.

Arquiteto e planejador urbano, Acioly atuou em mais de 25 países como consultor e especialista no setor da habitação, gestão urbana e urbanização de assentamentos informais. A ONU-Habitat  é uma  agência de coordenação, dentro do Sistema das Nações Unidas, para as atividades relacionadas a assentamentos humanos e, em cooperação técnica, acompanha a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. “Atualmente, é preciso ter claro que um governo sozinho não terá como resolver todos os problemas de uma cidade. Precisamos de parcerias estratégicas com as universidades e a iniciativa privada. Partimos deste ponto para trabalharmos por cidades inclusivas e sustentáveis”, afirmou, destacando que a expectativa é conectar os temas prioritários elencados por Porto Alegre aos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
 
“A participação da ONU no nosso processo de revisão do PDDUA, além de imensa satisfação, traz a certeza de que a soma das experiências propiciará a entrega de um documento extremamente qualificado”, ressalta o titular da Smams, Germano Bremm, ao agradecer a disponibilidade do arquiteto em falar com os técnicos da secretaria. Acioly  apresentou diversos estudos sobre densidade urbana, ilustrados com exemplos de cidades de diversos países e também do Brasil. “O que nós buscamos, de forma resumida, é a construção de cidades compactas, inclusivas, com conectividade, integradas e resilientes.” 
 
A ONU-Habitat também acompanha a revisão de planos diretores de capitais como Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro. 

  

 

Aline Czarnobay

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes