Árvore do Mês possui flores que mudam de cor

05/10/2020 11:08
Sérgio Louruz /Smams PMPA
Primavera
Espécie também é conhecida como manacá-de-jardim ou manacá-de-cheiro

Uma espécie que muda a cor de suas flores. Esta é a Primavera, a Árvore do Mês a ser apresentada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) em outubro.

A floração da Primavera (Brunfelsia uniflora) ocorre a partir de setembro e vai até meados de março, sendo uma das características mais marcantes desta espécie. As flores são inicialmente de tom azul ou roxo e vão, ao longo do tempo, ficando brancas. Esta particularidade proporciona à espécie matizes especiais e encanta a proprietária de um bar na esquina da rua Cipó com a avenida Roque Calage, no bairro Passo da Areia. “Temos o bar faz dois anos e somos brindados com esta linda Primavera bem em frente ao nosso comércio. Fico observando e as pessoas param para tirar fotos, ela chama atenção. E ainda perfuma o ar”, diz Jussara Salete Bilibio.

Também conhecida como manacá-de-jardim ou manacá-de-cheiro, a  espécie tem grande ocorrência em vias públicas e jardins particulares, sendo uma das mais comercializada pelas floriculturas no Rio Grande do Sul, pois, além de colorida, é também perfumada. Manacá é um termo da língua Tupi que faz alusão à menina mais bela da tribo.

A espécie é um arbusto ornamental nativo do Brasil e pode atingir até três metros de altura. Em Porto Alegre, é encontrada em muitas ruas, como Luiz Manoel Gonzaga, Cipó, Alfa, avenida Assis Brasil e também nos parques Farroupilha e Moinhos de Vento, além da praça Ponaim (avenida Bogotá, bairro Jardim Lindóia).

 

 

  

 

Aline Czarnobay

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes