Aumenta para 70 o número de protetores de animais cadastrados

11/10/2019 12:36
Joel Vargas/Arquivo PMPA
EXECUTIVO
Animais sob cuidados de protetores com cadastro na Usav recebem atendimento às quartas-feiras

Foram homologados mais três nomes ao  Cadastro de Protetores e Entidades Protetoras de Animais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), nesta sexta-feira, 11. Com a inclusão das protetoras Maria Cristina Santana, Ivani Macedo de Macedo e Viviane Sarmento Ferreira, amplia-se para 70 o número de inscrições habilitadas pela Diretoria Geral de Direitos Animais (DGDA). 

Essas novas vagas foram possíveis em função de inscrições trimestrais extraordinárias, abertas no edital lançado neste ano e destinadas exclusivamente à modalidade de atendimento clínico-veterinário na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav). “Por uma questão de espaço, a outra modalidade, que é o evento Brechocão, no Parque Farroupilha, é limitada a 30 boxes, já definidos em sorteio no início do anoâ€, explica o gestor da Usav, Bruno Wagner.  

Atendimento –  O cadastro, com vigência até janeiro de 2020, é restrito a entidades e protetores residentes em Porto Alegre. Os protetores cadastrados na modalidade de atendimento clínico na Usav têm agenda reservada para consultas e procedimentos cirúrgicos nas quartas-feiras. Pela manhã, são disponibilizadas esterilizações e no turno da tarde é feito atendimento médico-veterinário, para cães e gatos em situação de rua, sem proprietários definidos ou resgatados em situação de maus-tratos, desde que estejam sob a responsabilidade dos cadastrados.
 
Edital Usav – De janeiro a setembro deste ano, já foram realizados 3.456 procedimentos de esterilização e 1.858 atendimentos clínicos. A proposta da Prefeitura de Porto Alegre é ampliar a oferta destes serviços com a contratualização do gerenciamento e operacionalização da Usav. O número de castrações poderá superar 8 mil ao ano, e poderão também ser realizados serviços que hoje não são feitos, como cirurgias ortopédicas (240 por ano), exames diagnóstico (4.116 por ano), exames de imagem (2.760 por ano), sorologia FIV e Felv (240 por ano) e quimioterapia (240 por ano). 

Confira aqui a lista completa.
 

  

 

Ari Teixeira

Rui Felten