Cágado ferido é resgatado no Parque Moinhos de Vento

04/09/2018 18:57

Um cágado da espécie Phrinops hilarii (Barbicha) foi resgatado nesta terça-feira, 4, no Parque Moinhos de Vento (Parcão). O animal apresentava sinais de atropelamento e foi encaminhado à clínica veterinária conveniada para atendimento. A chefe da Equipe de Controle Agrossilvopastoril e Vida Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Soraya Ribeiro, explica que nesta época do ano, com a proximidade da primavera e verão, os cágados existentes no lagos e cursos d’água começam a sair para postura de ovos, muitas vezes percorrendo grandes distâncias.

"Em parques urbanos pode acontecer destes animais cruzarem ruas, o que pode resultar em acidentes deste tipo. Os funcionários dos parques são orientados a retirarem os animais de situações de risco como esta, mas nem sempre se consegue ter sucesso”, explica Soraya. 

Origem - Cágados de água doce são espécies nativas que habitam rios, lagos e arroios da cidade. Os lagos dos parques de Porto Alegre possuem muitos desses animais, a maioria deles abandonados por pessoas que compram e não possuem estrutura para criá-los. 

 

 

Gilmar Martins