Conselho Consultivo do Parque Saint Hilaire tem primeira reunião do ano

12/03/2020 17:26
Aline Czarnobay/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
A área é administrada atualmente pelas prefeituras de Porto Alegre e Viamão

Na primeira reunião deste ano do Conselho Consultivo do Parque Natural Municipal Saint'Hilaire, nesta quinta-feira, 12, a assessora técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), a advogada Ângela Molin, apresentou um histórico das leis que envolvem os limites da reserva. Ela ressaltou que o objetivo da Smams é solucionar todas as questões legais para que a área volte a ser administrada por Porto Alegre.

Localizado na Parada 38 da avenida Senador Salgado Filho, em Viamão, o parque de mais de mil hectares e com 50 nascentes pertence aos municípios de Porto Alegre e Viamão, e atualmente é gerenciado pelas duas prefeituras. "Essa peculiaridade jurídica foi o tema central desse primeiro encontro de 2020”, diz o engenheiro florestal da Smams e responsável técnico pelo parque, Gerson Mainardi.

O Conselho Consultivo, criado em 2006, atua pela preservação do Saint'Hilaire. É formado por representantes da sociedade e de órgãos públicos. Participaram da reunião representantes da organização não-governamental Avisa e Solidariedade, União dos Escoteiros do Brasil, do Comitê do Lago Guaíba, Batalhão Ambiental da Brigada Militar e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Pela Smams, estiveram presentes a secretária adjunta, Viviane Diogo; o gerente do parque Josimar Appel; a bióloga Maria Carmen Bastos, gestora das unidades de conservação Refúgio de Vida Silvestre São Pedro e Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger; e a chefe  da Unidade de Proteção do Ambiente Natural, engenheira-agrônoma Cláudia Ruschel. O próximo encontro está marcado para 9 de junho.

 

 

  

 

Aline Czarnobay

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes